Administração

Páginas: 5 (1127 palavras) Publicado: 8 de junho de 2011
ANHANGUERA EDUCACIONAL LTDA
Curso de Administração

POLÍTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO
MARCA: HAVAIANAS

INDAIATUBA /SP
2011
POLÍTICA DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO

Administração – 7º Semestre

Data: 22/03/2011

MARCA:
Havaianas é uma marca brasileira, criada pela Alpargatas em 1962.
As sandálias Havaianas foram lançadas em 14 de junho de 1962. Ela foi pioneira naintrodução do conceito “chinelos de dedo” no Brasil. A marca teve a patente de seu modelo industrial registrada em 1964, sob o título: “Novo modelo de palmilha com forquilha”. Hoje, a marca é usada por gente de todo o mundo e de todas as classes sociais. Um verdadeiro sucesso.
O design das sandálias Havaianas foi inspirado no modelo de sandália japonesa, conhecida como Zori, composta por fino solado depalha de arroz e tiras de tecido. Para a adaptação do modelo japonês ao mercado brasileiro, a São Paulo Alpargatas utilizou a borracha como matéria-prima e o formato do grão de arroz para a textura da palmilha. E assim nasceram as famosas Havaianas.
Esse nome foi inspirado no Havaí, o paraíso de sol e mar que tem tudo a ver com o astral das Havaianas. A escolha do nome foi considerada ideal, jáque a sandália era adequada para o uso em lugares de clima quente, deixando os pés livres e descobertos. O Havaí também remete àquela sensação gostosa de desfrutar um momento agradável e relaxante, e nada melhor do que aproveitar esses momentos com o conforto de suas Havaianas.
A fábrica das Havaianas fica em Campina Grande, a segunda cidade mais populosa do Estado da Paraíba, com aproximadamente371 mil habitantes. Fica a 120 km da capital, João Pessoa, e é considerada um dos principais pólos industriais e tecnológicos da região Nordeste do Brasil.

HISTÓRIA
1962
O nascimento de Havaianas
A primeira Havaianas surgiu em 1962. Foi inspirada em uma típica sandália japonesa chamada Zori, feita com tiras em tecido e solado de palha de arroz. Por essa razão, o solado de borracha deHavaianas possui uma textura que reproduz grãos de arroz, um dos muitos detalhes que a torna inconfundível.

1970
A criação dos grandes slogans
Imaginem, já nessa época tentavam imitar as Havaianas...
O famoso slogan "Havaianas. As legítimas" foi então lançado. E basta ouvir a frase "Não deformam, não soltam as tiras e não tem cheiro." para se lembrar dos comerciais protagonizados pelo comedianteChico Anysio durante as décadas de 70 e 80.

1980
Nesta época, já eram vendidos mais de 80 milhões de pares de Havaianas por ano. As Havaianas eram tão fundamentais na vida do brasileiro que, na década de 80, foram consideradas como um dos itens da cesta básica, assim como feijão e arroz.

1994
“Havaianas. Todo mundo usa.”
A comunicação de Havaianas passa por uma grande transformação. Na TV,pessoas famosas como Malu Mader, Bebeto, Hortência e Luana Piovani mostravam seus pés. Era verdade: todo umndo usava Havaianas.
Nas revistas, a explosão de cores e as imagens divertidas dos anúncios de Havaianas traduziam o alto-astral da marca.

1997
A partir do final dos anos 90, Havaianas não parou mais de inventar moda. São criadas novas estampas, cores e modelos - até mesmo para os quemal tinham aprendido a andar... Como as Havaianas Baby!

1998
Para a Copa do Mundo de 98, foi lançado um novo modelo de Havaianas, com uma pequena bandeira do Brasil na tira. Essa sandália logo se tornou objeto de desejo no exterior e motivo de orgulho para os brasileiros. A Copa de 98 não ficou com a gente, mas as Havaianas Brasil são nossas para sempre.

2000
As Havaianas se tornam maniainternacional. Havaí, Austrália, França e não para por aí. Estrangeiros compram no Brasil e levam para seus países. Viram assunto nas páginas das grandes revistas e jornais do mundo, e conquistam algumas das vitrines mais concorridas do planeta. Hoje, podem ser encontradas em mais de 60 países.

2003
E o Oscar vai para...
A partir de 2003, Havaianas participa do Oscar, presenteando cada um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!