Administração

Páginas: 9 (2196 palavras) Publicado: 5 de junho de 2011
A geração Y, também chamada geração do milenio ou geração da Internet, é um conceito que se refere segundo alguns autores, nascidos após 1980 e, segundo outros, de meados da década de 1970 até meados da década de 1990, sendo sucedida pela geração Z.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Uma de suas características atuais é a utilizaçãode aparelhos de alta tecnologia, como telefones celulares de última geração, os chamados 'smartphones' (telefones inteligentes), para muitas outras finalidades além de apenas fazer e receber ligações como é característico das gerações anteriores.
Enquanto grupo crescente, tem se tornado o público-alvo das ofertas de novos serviços e na difusão de novas tecnologias. As empresas desses segmentosvisam a atender essa nova geração de consumidores, que constitui um público exigente e ávido por inovações. Preocupados com o meio ambiente e as causas sociais, têm um ponto de vista diferente das gerações anteriores, que viveram épocas de guerras e desemprego. Com o mundo praticamente estável e mais favorável à liberdade de expressão, esses jovens conseguiram se preocupar com valores antes menosprioritários como vida pessoal, bem-estar e enriquecimento pessoal.

A geração Y surgiu numa época em que o mundo vivia uma fase mais estável, quando a tecnologia e seus avanços já não eram um mistério. Concebida na era digital, a geração Y cresceu tendo acesso à educação, à internet, aos novos meios de comunicação que além de intensificar a circulação de informações e reduzir as distâncias criounovos conceitos e oportunidades. É uma geração sem apegos, que busca o tempo todo por novos desafios, tem autoestima, sabe impor seus valores, espera respeito mútuo e vê todos em uma situação de igualdade, trabalha em rede fazendo várias coisas ao mesmo tempo, vive mudando de lugar e acredita que tudo é possível.
Apesar de muitas vezes parecem insubordinadas e superficiais, as pessoas destageração buscam a liberdade de escolha, fazem o que gostam, não se sujeitam a imposições, o que nas gerações anteriores ficou apenas no conceito
Uma pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração/USP com 200 jovens de São Paulo revelou que 99% dos nascidos entre 1980 e 1993 só se mantêm envolvidos em atividades que gostam e 96% acreditam que o objetivo do trabalho é a realização pessoalDe acordo com um estudo da consultoria americana Rainmaker Thinking, os jovens da geração Y saem cada vez mais tarde da casa dos pais, são liberais no consumo, gostam de novidades e têm o hábito de sempre postergar responsabilidades ou compromissos. Não é uma geração que busca independência, mas quer uma identidade que a relacione a uma comunidade e, geração digital, está sempre presente nosespaços da rede social.
Na relação com o mercado de trabalho, tão decantada pelas gerações anteriores que buscaram por estabilidade e status pessoal, a geração Y é imediatista e impulsiva e não pensa duas vezes para mudar de emprego caso não encontre recompensa financeira ou não se sinta valorizada ou confortável no ambiente corporativo.
Ansiosa, espera constante feedback de seu trabalho, quer regrasclaras, resultados rápidos, e desafios constantes. Mas não se importa de ser testada, desde que seja com ética e competência, e está disposta a aprender o tempo todo para que continue crescendo na vida pessoal e profissional. Segundo o estudo, para a geração Y a clareza e a honestidade nas relações são essenciais.

A moda de rua vem ganhando destaque e sendo reconhecida entre os jovens da GeraçãoY (nascidos a partir de 1982), um grupo caracterizado por se relacionar com as novas mídias, ser indagador e com personalidade diferenciada.

Geração Y ou comportamento Y )falta)
Apesar de nascer em 1961, me considero Y. Porem, comportamento Y.
Por Sergio Penha

www.administradores.com.br
Contudo, outros tantos servem apenas para criar confusão na cabeça das pessoas e aumentar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!