Administração

Páginas: 8 (1934 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
A REINVENÇÃO DO AUTOMÓVEL[1][2]


Resumo


Em 1886, Karl Benz rodou na Alemanha no primeiro automóvel movido a gasolina. A inovação deu origem a um ramo de negócios que seria chamado de “a indústria das indústrias”. Em 2002, a General Motors apresentou no Salão do Automóvel de Paris seu protótipo operacional de um automóvel movido a hidrogênio. A economia do hidrogênio dava seus primeirospassos, enquanto a era do petróleo chegava ao fim.


O automóvel a gasolina


Cerca de 100 anos depois do passeio de Benz, havia cerca de 500 milhões de automóveis no planeta. Em 1997, o número era quase 700 milhões. Previa-se que haveria cerca de 800 milhões em 2003. Em 2020, o número de veículos poderia crescer para 1,1 bilhões, se 15% dos habitantes do planeta pudessem ter um automóvel. Nofinal do Século XX, das 50 maiores empresas do setor de transformação, em todo o mundo, 13 eram empresas automobilísticas, que empregavam 2,5 milhões de trabalhadores. Outros 7,5 milhões de trabalhadores estavam empregados nos demais segmentos da cadeia produtiva (postos de serviços, oficinas mecânicas e nos fornecedores da indústria automobilística). Apesar desses números, a indústriaautomobilística estava em uma encruzilhada.


• O mercado havia parado de crescer, enquanto a capacidade de produção se expandia. As fábricas operavam apenas 70% de sua capacidade. A população envelhecia e a taxa de crescimento populacional diminuía, principalmente nos Estados Unidos, Europa e Japão, onde rodavam 75% de todos os automóveis. A expansão do mercado dependeria dos países emergentes. Asempresas automobilísticas esperavam que 60% do crescimento nas vendas de carros novos, nos próximos 10 anos, ocorressem na China, Brasil, Índia, Coréia, Rússia, México, Polônia e Tailândia.


• Problemas como o custo da infra-estrutura viária, a poluição atmosférica e sonora, a ocupação do solo, os acidentes e congestionamentos passaram a ser apontados como custos sociais que obscureciam osbenefícios econômicos do automóvel e da indústria automobilística. Em um estudo de 1996, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos afirmava a respeito do automóvel: “É um grande consumidor de uma fonte crítica e limitada de energia fóssil, em muitos países é o principal responsável pelo efeito estufa provocado pelo homem, traz grande quantidade de chumbo ao contato humano, é a principal causa da névoaurbana, é barulhento e congestiona as cidades, e suas fábricas produzem uma série de emissões, incluindo as produzidas por minas e usinas siderúrgicas e até a pintura dos veículos.”


• Apesar de as empresas fabricantes haverem conseguido cortar a emissão de poluentes em mais de 90%, a produção continuada de monóxido de carbono continuava a preocupar, por causa de seu impacto negativo sobre oclima do planeta. Diversos países haviam criado restrições para a emissão de poluentes. Em 2001, o governo da Califórnia aprovou uma lei que obrigava os veículos a ter emissão zero de poluentes em 2003.


• Nos Estados Unidos, ocorriam 2 milhões de acidentes com veículos, dos quais 45 mil produziam vítimas fatais. No Brasil, os custos com acidentes alcançavam 5 bilhões de dólares em 2002.• Os executivos das empresas automobilísticas afirmavam que muitos dos problemas do automóvel dependiam de outros e não deles. Por exemplo: os motoristas poderiam ser mais responsáveis, dirigindo com cuidado para evitar acidentes e usando racionalmente o combustível; os gestores dos sistemas viários poderiam trabalhar para reduzir congestionamentos.


O fim do petróleo


O principalproblema do automóvel a gasolina, no entanto, era o próprio suprimento de gasolina. No final do Século XX, 98% da energia usada para movimentar automóveis vinham do petróleo. Aproximadamente 2/3 do petróleo importado pelos Estados Unidos eram usados nos transportes. A maior parte do petróleo era produzida pelo Oriente Médio, uma região problemática.


Em 2003, restavam 35 anos de petróleo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!