Administração

Páginas: 8 (1954 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
3 CONCLUSÃO 10
1 INTRODUÇÃO
Ao realizarmos esse trabalho será possível conhecer o funcionamento de diversas microempresas, que fazem parte da nossa região, pois cada componente do grupo teve a responsabilidade de pesquisaruma empresa, sendo que optamos por uma do município de Capão do Cipó.
Também iremos tomar conhecimento sobre o estilo de gestão, a liderança e delegação de poder dentro da empresa, bem como a organização, perfil dos clientes, fornecedores, concorrentes e estratégias de vendas.
Teremos com associar os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula com os conhecimentos práticos.2 Desenvolvimento
Após pesquisarmos empresa nos município de Capão do Cipó, Unistalda, Nova Esperança e Jaguari decidimos desenvolver o trabalho usando a pesquisa feita na empresa do Capão do Cipó, pois esta possui aspecto diferenciados das demais, como veremos no decorrer do trabalho.
A empresa escolhida hoje é conhecida como Mercado Central de propriedade de Alcênio eJussara Rodrigues.
Os proprietários vieram para o município no ano de 1992 através do MST (movimento sem terra), quando ganharam um lote de terra na localidade denominada 14 de julho.
Após 6 anos, com poucos recursos para manter a terra e fazer-la produzir, tiveram a iniciativa de vender seus lotes, compararam uma casa na sede do município e abriram uma pequena loja onde comercializavam roupascompradas no Paraguai.
Os empresários dizem que pensaram muito ao escolher o ramo de negocio em que iriam investir o único recurso que possuiam após a venda da terra, então optaram em comercializar roupas, por ser um artigo que é consumido em qualquer tempo e grupo.
Dependendo da quantia de roupas que compravam no exterior o custo era mais baixo, fazendo com que aumentasse a taxa de lucro aovender as peças.
Nesta época sua clientela eram outros assentados, pois as pessoas da sede do município não compravam na loja, porque no começo havia um preconceito contra os assentados, devido a imagem que a mídia passava sobre o MST.
Um diferencial da loja é que na época eles não vendiam suas mercadorias apenas por dinheiro, mas usam a forma conhecida como “escambo”, trocavam produtos por itemque os clientes tinham para permutar.
A forma de negociar deu certo, com o passar do tempo o preconceito foi acabando e conseqüentemente a clientela aumentou.
“ Através do nosso trabalho vencemos o preconceito e não deixamos as dificuldades nos vencerem”. JUSSARA RODRIGUES
Juntamente com o aumento da clientela, aumentou o lucro e os empresários sentiram a necessidade de ampliar oespaço e o ramo de negocio.
Montaram então um mini mercado para comercializar produtos alimentícios, porém a grande dificuldade era adquirir produtos para vender pois nenhum fornecedor fazia entregas no município devido a precariedade das estradas. A solução foi comprar um veiculo e buscar as mercadorias semanalmente no município vizinho de Santiago. Como não compravam diretamente de fornecedores,sendo que o valor do combustível e manutenção do veiculo também tinham que ser embutidos no preço da mercadoria a ser vendida. No entanto continuavam tendo lucro, pois alem de seu mercado, só havia mais um concorrente dentro do município e que também adquiria os produtos a ser comercializados da mesma forma.
Apesar dos preços serem poucos mais elevados, ainda saia mais barato para os clientes comprarno mercado, do que irem até o município de Santiago fazerem suas compras.


2.1 Estilos de gestão e abordagem da administração

O baixo nível de escolaridade dos proprietários não foi empecilho para o sucesso, ambos cursaram a 4ª serie do ensino fundamental, portanto questioná-los sobre o estilo de gestão e abordagem administrativa de forma teórica, usando esses termos técnicos não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!