Administração

Páginas: 16 (3920 palavras) Publicado: 31 de maio de 2011
FASAP - Faculdade Santo Antônio de Pádua
DISCIPLINA: COMÉRCIO EXTERIOR
Prof.: Charles Oliveira Magalhães

Criação

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado de Assunção no Paraguai. Os membros deste importante bloco econômico do América do Sul são os seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A aprovação da entrada da Venezuela estána dependência de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai, pois os congressos nacionais do Brasil, Argentina e Uruguai já aprovaram a entrada da Venezuela no MERCOSUL.

Embora tenha sido criado apenas em 1991, os esboços deste acordo datam da década de 1980, quando Brasil e Argentina assinaram vários acordos comerciais com o objetivo de integração. Chile, Equador, Colômbia, Peru e Bolíviapoderão entrar neste bloco econômico, pois assinaram tratados comerciais e já estão organizando suas economias para tanto. Participam até o momento como países associados ao MERCOSUL.

Rumos e apontamentos sobre o país no MERCOSUL

1. Introdução

Como é possível observar nos principais meios de comunicação do Brasil a respeito das notícias do mundo, a Venezuela hoje se mostra um país muitopolêmico, com um governo que apresenta peculiaridades e, evidentemente, não tem o mesmo comportamento dos demais. Nesse ponto, sobretudo ao comparar a Venezuela com os países que seguem a linha do neoliberalismo capitalista, considera-se muito influente para isso, o governo atual do presidente Hugo Chávez. Levando em conta esses traços do perfil político Venezuelano, a proposta de analisar aVenezuela dentro do mercado comum do sul é desafiadora e gera uma série de questionamentos e discussões.

O grupo entende que, para que o atual comportamento do país no bloco seja compreendido, é necessário que se obtenha dados sobre os precedentes da entrada da Venezuela no MERCOSUL (entrada essa que foi efetivada recentemente). Além disso, também se entende como necessária a elaboração de um textosintético que explique superficialmente o que é e o que pretende o MERCOSUL, para assim relacionar as informações obtidas.

O MERCOSUL

A base fundamental de concordâncias está na comunhão de valores compartilhados que encontra expressão nas sociedades democráticas, pluralistas, defensoras das liberdades fundamentais, dos direitos humanos, da proteção do meio ambiente e do desenvolvimentosustentável, incluindo seu compromisso com a consolidação da democracia, a segurança jurídica, o combate à pobreza e o desenvolvimento econômico e social com eqüidade. .

Assim, o objetivo desses países membros foi traçado em torno da busca pela ampliação das dimensões dos seus próprios mercados nacionais, através da integração, a qual constitui como já foi expressa uma condição fundamental paraacelerar seus processos de desenvolvimento econômico com justiça social.

Sendo isso feito por meio da livre circulação de bens, serviços e fatores produtivos, do estabelecimento de uma tarifa externa comum e da adoção de uma política comercial comum, da coordenação de políticas macroeconômicas e setoriais e da harmonização de legislações nas áreas pertinentes, para alcançar o fortalecimento doprocesso de integração. Alguns produtos, no entanto, não entram neste acordo e possuem tarifação especial por serem considerados estratégicos ou por aguardarem legislação comercial específica.

O MERCOSUL é um elemento de estabilidade na região, pois, ao gerar uma trama de interesses e relações, aprofunda os vínculos tanto econômicos como políticos e neutraliza as tendências à fragmentação.
Aintegração gera um nível de interdependência tal que o jogo de interesses cruzados leva, progressivamente, os atores públicos e privados a movimentar-se em um cenário político comum que excede às estruturas políticas nacionais.

Com efeito, os avanços na construção do mercado comum implicaram necessariamente a conformação de um "espaço político comum" no qual vigora, implicitamente, uma "política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!