Administração

Páginas: 2 (390 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2012
MODELOS DE ARMAZENAGEM – FIFO – LIFO - FEFO
 

Criar uma filosofia de estoque que seja condizente com a atividade fim da empresa, é fundamental para que não haja desperdícios (de tempo e dematéria prima), a adoção da técnica errada de armazenagem, pode fazer com que a logística da empresa deixe de agregar valor ao produto/ serviço e passe a onerar a atividade em questão. A adoção de um modelode armazenagem é vital na definição das estruturas de um CD, pois leva a delimitar o melhor tipo de estrutura em função da necessidade de seletividade dos produtos. Hoje, existem três grandes modelosde armazenagem, o FIFO (First In, First Out - Primeiro que entra é o primeiro que sai), LIFO (Last In, First Out - O último que entra é o primeiro que sai), e o FEFO (First Expired, First Out - OPrimeiro a Vencer é o primeiro que sai).
FIFO - A técnica do "primeiro que entra, primeiro que sai", é recomendada para estoques de alto giro, e que o produto tenha uma perecibilidade técnica muitocurta, é o caso dos processadores de computador, e outros itens de tecnologia em geral, pois esse modelo busca fazer com que o produto gire antes que ele torne-se obsoleto ou inapto para o uso/consumo,essa técnica é mais amplamente utilizada, no mercado varejista de produtos alimentícios e no varejo de certos eletroeletrônicos.
LIFO - Você pode pensar que tipo de negócio adotaria  esse modelo, masesse é um modelo amplamente utilizado no mercado automotivo, assim que é lançado um novo modelo, ele se torna alvo dos esforços de venda da empresa, fazendo com que o produto mais antigo passe maistempo em estoque do que o mais recente, transferindo esse produto mais antigo para uma "segunda linha" de venda em relação aos negócios da empresa.
FEFO - o FEFO, nada mais é do que uma evolução datécnica FIFO, porém ainda é muito pouco usada. Essa técnica busca organizar não por ordem de entrada ou saída, mais pelo seu prazo de validade, buscando fazer com que o produto gire antes do mesmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!