Administração

Páginas: 13 (3023 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2012
Resumo da Economia Keynesiana




Keynesianismo é a teoria econômica consolidada pelo economista inglês Keynes em seu livro Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (General theory of employment, interest and Money) e que consiste numa organização político-econômica, oposta às concepções neoliberalistas, fundamentada na afirmação do Estado como agente indispensável de controle daeconomia, com objetivo de conduzir a um sistema de pleno emprego. Tais teorias tiveram uma enorme influência na renovação das teorias clássicas e na reformulação da política de livre mercado.
A escola keynesiana se fundamenta no princípio de que o ciclo econômico não é auto-regulado como pensam os neoclássicos, uma vez que é determinado pelo "espírito animal" (animal spirit no original em inglês)dos empresários. É por esse motivo, e pela incapacidade do sistema capitalista conseguir empregar todos os que querem trabalhar que Keynes defende a intervenção do Estado na economia. A teoria atribuiu ao Estado o direito e o dever de conceder benefícios sociais que garantam à população um padrão mínimo de vida como a criação do salário mínimo, do seguro-desemprego, da redução da jornada detrabalho (que então superava 12 horas diárias) e a assistência médica gratuita. O Keynesianismo ficou conhecido também como "Estado de bem-estar social", ou "Estado Escandinavo".
  O mais  importante para a economia monetária segundo Keynes é a reserva de valor, - ou seja, poupança, aplicações monetárias, etc. - pois a mesma possibilita o entesouramento de dinheiro, mas sem, contudo, esquecer-se doincentivo ao investimento. Esse entesouramento de dinheiro é o que vai possibilitar a capacitação de recursos para que se tenha capital que vai ser emprestado para o investidor. Investidor esse que ao tomar o empréstimo, investe no aumento da sua produção que acaba gerando uma maior demanda de empregos.

Ao estimular a produção, gerando mais empregos, ele ao mesmo tempo em que aumenta a suaoferta de manufaturados, ela, ao empregar m número maior de funcionários, acaba aumentando o número de consumidores em potencial - pois o cidadão agora que tem um emprego e renda fixa, ele vai começar a consumir mais, gerando um aumento significativo na demanda - por isso é que o governo deve aumentar o incentivo ao investimento.

Mais emprego significa mais renda que resulta em uma maiorprodução. Enfim, o emprego em função do preço da procura nos coloca que quanto maior for esse  preço. Maior será também a quantidades de emprego.  Enfim, Keynes acentua o termo teoria geral para contrastar com a teoria econômica clássica que se limita ao pleno emprego. 

Para Keynes, o nível de emprego é determinado pelo nível de produção (uma ampliação da produção torna necessário umaumento do número efetivo de empregados). Este é determinado pela procura efetiva. A procura efetiva compõe-se de bens de consumo e bens de investimento, os quais, por seu turno, compõem o rendimento.

  Keynes constata que, à medida que a sociedade se torna mais rica, a propensão marginal a consumir diminui, ocorrendo o oposto com a propensão marginal a poupar, em virtude de serem complementares aorendimento. Em comunidades extremamente pobres, o investimento pode chegar à zero, sendo todo o rendimento gasto em consumo. O oposto é inconcebível, já que não se pode viver sem um consumo mínimo, mesmo nas comunidades mais ricas. Este é denominado de “consumo autônomo” e reflete os gastos fixos: água, luz, telefone, renda da casa, combustível, mensalidades escolares, alimentação…

ConclusãoApós a realização deste trabalho, fortalecemos os nossos conhecimentos em macroeconomia, pois entendemos melhor alguns mecanismos e as conseqüências de certas políticas macroeconômicas. Após a análise do Keynesianismo, chegamos à conclusão de que Os conhecimentos adquiridos irão com certeza ajudar-nos no futuro no estudo de cadeiras relacionadas com Macroeconomia e a compreender...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!