Administração

Páginas: 5 (1099 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2012
PROVÁVEL ESTRUTURA”

1.1 A Origem da Contabilidade.


A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumentoque lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio.

Para SÁ (1998 p.19) “há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também odesenvolvimento da escrita contábil”
No inicio os registros eram realizados através de pequenas peças de argilas, logo após deu origem aos livros contábeis.

Para HENDRIKSEN & BREDA (1999 p.39) cita que:
o primeiro registro de um sistema completo de escrituração por partidas dobradas é encontrado nos arquivos municipais da cidade de Gênova, Itália, cobrindo o ano de 1340. Fragmentosanteriores são encontrados nas contas de Giovanni Farolfi & Companhia, uma empresa de mercadores de Florença em 1299-1300, e nas de Rinieri Fini & Irmãos, que negociavam em feiras e eram famosos em sua época na região de Champagne, na França.

Podemos afirmar que a contabilidade surgiu no momento que precisou mensurar seu patrimônio e verificar sua evolução de forma qualitativa e quantitativa.Após esse momento a contabilidade passou a se tornar importantíssima para o homem, pois ela permite mostrar a situação econômica financeira, evoluções e a continuidade da empresa.

Muitas tentativas foram elaboradas, ao longo dos séculos, até que o método das partidas dobradas (que consiste no princípio de que para todo débito em uma conta, existe simultaneamente um crédito, da mesma maneira quea soma do débito será igual à soma do crédito, assim como a soma dos saldos devedores será igual a soma dos saldos credores) mostrou-se o mais adequado, produzindo informações úteis e capazes de atender a todas as necessidades dos usuários para gerir o patrimônio.
Para Marion ( 1998, p.18) a contabilidade é:

o instrumento que fornece o maximo de informação úteis para a tomada de decisõesdentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para maioria das empresas.

Com a formação de grandes empresas, a Contabilidade passou a interessar a grupos cada vez maiores de indivíduos: acionistas, financiadores, banqueiros,fornecedores, órgãos públicos, empregados, além da sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social.
Assim, pode-se dizer que a Contabilidade surgiu ou foi criada em função de sua característica utilitária, de sua capacidade de responder a dúvidas e de atender as necessidades de seus usuários. Conjunto de características que não só foi eficiente para osurgimento da Contabilidade como também para sua própria evolução.
Conforme a necessidade da empresa a contabilidade toma direções diferentes, a fim de atender suas expectativas, fornecendo informações internas e externas, objetivando a obtenção de lucros para a empresa.

1.2.1 A definição de contabilidade

A Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio, objetivandorepresentá-lo graficamente, evidenciar suas variações estabelecer normas para sua interpretação analise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa
Para Franco (1997 p.21) a Contabilidade:

é a ciência que estuda os fenômenos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a classificação, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!