Administração

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 3 de agosto de 2012
Kurt Lewin e Chester Barnard - análises
Atividade Individual IA m3 - Kurt Lewin e Chester Barnard :: Desenvolvida da Disciplina de Introdução a Administração -


A presente tarefa tem como objetivo a análise do posicionamento de Kurt Lewin e Chester Barnard em relação às técnicas participativas e ao equilíbrio das relações no universo organizacional. Será analisado o discurso da cooperação,do consenso, da integração e da participação como forma de se atingir o equilíbrio das relações no universo organizacional. Serão analisadas, também, a validade desse discurso para dissimular a dominação então existente nas organizações e as relações entre o discurso e os objetivos de ambos estudiosos.



A importância do desenvolvimento dessa tarefa se dá pela relevância destes nomes nosestudos que envolvem questões psicológicas, sociais e psicossociais acerca da evolução da Administração. Kurt Lewin e Chester Barnard são nomes lembrados até hoje em virtude de suas teorias e experimentos em laboratório, o que originou grande variedade de abordagens teóricas e tratamentos, influentes em escolas de psicologia, pensamento, teorias sociais, psicossociologia e administração.



KurtLewin, 1890-1947, foi o psicólogo que constitui a passagem da Teoria das Relações Humanas para o movimento das Ciências do Comportamento, inspirando e orientando muitos pesquisadores dedicados à Administração e à Psicologia Industrial. Foi também a maior influência para a introdução da Psicologia Gestalt nas universidades americanas. Lewin, com suas descobertas e teorias, continua inspirandopesquisas no campo da Psicologia Social.

Chester Barnard, 1886-1961, foi graduado em Harvard e fez carreira de quase quarenta anos na ATT – American Telephone and Telegraph. Ocupou, também, diversas funções públicas como chefe do Conselho Geral de Educação, presidente da Fundação Nacional de Ciência e assistente do Secretário do Tesouro, entre outros. Publicou dois livros: The Functions of theExecutive (1938) e Organization and Manegement (1948), ambos pela Harvard University Press.

Kurt Lewin conduziu a Psicologia Social a um plano mais realista, transformando-a em uma ciência experimental. Lewin orientou seus estudantes no desenvolvimento de uma metodologia de investigação chamada pesquisa-ação, com enfoque na informação, interação e colaboração. Tratava-se de um processo colaborativo noqual os membros de uma equipe de pesquisa-ação trabalhavam juntos para solucionar um problema, refletindo criticamente sobre suas ações e suposições, a partir de quatro passos: planejamento, ação, observação e reflexão.

Lewin, em 1935, relacionava em suas pesquisas o comportamento social com a motivação. Em cima disso, elaborou a Teoria de Campo, um método de análise das relações causais e deelaboração de construtos científicos. Ligada à Teoria da Gestalt, refere-se à interdependência das diferentes relações causais entre o parcial e o global na experiência comportamental. Algumas bases dessa Teoria se atêm a espaço de vida; a conceitos dinâmicos, como necessidade, tensão e energia; processos como a percepção, a ação e a recordação; a mudanças individuais causadas por algumaprendizado.

Na Teoria da Dinâmica de Grupo, Lewin imaginou uma pesquisa capaz de abranger questões gerais dos grupos, como a vida familiar, equipes de trabalho, salas de aula, comissões, comunidades e unidades militares. Selecionou-se para a pesquisa o problema de liderança, por sua importância prática na educação, na administração e em questões políticas. Esse trabalho compreendia, como parte geral doproblema, questões como liderança, status, comunicação, normas sociais, atmosfera coletiva e relações intergrupais.

Chester Barnard, no prefácio de seu livro The Functions of the Executive, apresenta uma teoria de cooperação na organização formal. Essa cooperação se origina de uma necessidade individual de cumprir propósitos de um sistema onde elementos biológico, psicológicos e sociais são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!