Administração

Páginas: 52 (12858 palavras) Publicado: 13 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância da infra-estrutura de transportes, mostrando que sua melhoria poderá auxiliar a reduzir os custos, inserindo os produtos no mercado mundial com maior competitividade.
O quadro atual da estrutura de transportes de cargas brasileiro tem apresentado importantes limitações à expansão e ao crescimento econômico do País. Esse cenárioé uma realidade reconhecida pelas autoridades, no entanto, principalmente, o setor produtivo brasileiro, que depende da infra-estrutura presente em todo o Brasil. Essa situação não é um problema atual, há vários anos o transporte de cargas brasileiro vem apresentando sintomas que apontam para graves problemas de deterioração, decorrentes da falta de investimentos, pelo menos nas duas últimasdécadas. Os problemas estruturais comprometem a eficiência operacional, tornando-se um entrave ao desenvolvimento econômico e social do país.
O uso inadequado dos modais gerou uma enorme dependência do modal rodoviário, que acaba suprindo lacunas dos demais modais, porém apresenta uma frota ultrapassada e as rodovias em condições precárias. A malha ferroviária existente, em boa parte construída noinício do século passado, sofre resquícios de falhas no processo da recente privatização que a impede de impulsos maiores. A participação dos modais hidroviários e aéreos é praticamente inexistente. O sistema de transporte é essencial para a movimentação da economia de um país. Sem este sistema os produtos não chegariam até seus consumidores, as indústrias não teriam acesso as matérias-primas e nemteriam condições de escoar sua produção. É um setor totalmente horizontalizado viabilizando todos os outros setores da economia.
A situação brasileira atual da matriz de transportes de cargas acarreta perda de competitividade para as empresas nacionais, uma vez que a ineficiência dos modais gera um elevado Custo País, se tornando um fator limitante para o desenvolvimento regional e internacionaldo Brasil.
A falta de um planejamento e de investimentos do setor de transporte nacional implica numa incapacidade de acompanhar a demanda nacional podendo gerar um colapso deste sistema.
2 HISTÓRICO DA AVIAÇÃO

Desde os primórdios, o sonho de voar acompanha o homem. Segundo Faria (2001), na mitologia conta-se que Dédalo, um ateniense da família real dotado de grande habilidade e seu filhoIcaro, buscavam o desafio de voar livremente.
Na antiguidade, os estudiosos analisavam o principio do vôo dos pássaros e do movimento de nado dos peixes para entender e aplicar os métodos destes animais à idéia do ser humano voar.
Ainda de acordo com Faria (2001), partindo-se desse principio dos movimentos dos dois animais, várias invenções que surgiram partindo-se desta linha foram fracassadas.Iniciaram-se então pesquisas com balões, que tiveram maior sucesso.
No dia 20 de setembro de 1898, o brasileiro Alberto Santos Dumont, após conseguir voar em balões livres, realizou o primeiro vôo da história com um balão dirigível. Partindo-se da idéia dos balões, foram criados experimentos baseando-se em máquinas mais pesadas que o ar, que pudessem se manter em vôo, o que foi um grande desafio,considerado realmente impossível para alguns.
Em 1906 o brasileiro Alberto Santos Dumond realizou um vôo público em Paris, com seu famoso 14-Bis.

Avião 14-Bis

Sua aeronave não precisava de componentes externos para levantar vôo e o fato teve muita cobertura da imprensa na época. Por conta da maneira distinta como esses vôos ocorreram, ainda hoje a muitas controvérsias como quem seriarealmente o primeiro a pilotar efetivamente voar em uma aeronave mais pesada que o ar.
Com toda a potencialidade verificada no período da guerra, o avião passa a ter atenção voltada para área comercial, no período entre a 1ª guerra e a 2ª guerra mundial, estabelecem-se as primeiras linhas aérea regulares. É um período também marcado por constantes progressos das aeronaves. A primeira linha aérea...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!