Administração

Páginas: 5 (1101 palavras) Publicado: 7 de maio de 2011
DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

Clóvis Massaúd da Silveira

FEEVALE R. Est., Novo Hamburgo, v.21, n. 1, 75-96, jan./jun. 1998

--------------------------------------------------------------------------------


1) APRESENTAÇÃO

O presente preâmbulo dessa concepção direciona-se às organizações de uma maneira em geral, independente de sua tipologia de produção, quer seja indústria,comércio ou mesmo serviços. Porém, pretende ser caudatário para a vinculação do Desenvolvimento e Diagnose Organizacional e Geral e da Cultura Organizacional em particular como instrumentos precedentes à elaboração e implantação do Planejamento Estratégico, cuja abordagem será tema da Segunda parte dessa tese de doutorado.

Mas, em que pese o Desenvolvimento Organizacional, doravante simplesmentedenominado de D.O., ser de utilidade inquestionável junto às diversas organizações, não devemos desconsiderar sua aplicabilidade perante as organizações públicas, foco de nosso trabalho.

Em artigos e mesmo conferências, tivemos a oportunidade de manifestar que quem decide afeta vidas. Em paralelo, o D.O., antes de qualquer análise que se queira imprimir significa mudança e esta mudança ambientalpode e deve ser entendida como transformações que ocorrem na sociedade como um todo, envolvendo valores, aspirações, tecnologias, produtos, relações e necessidades econômicas e sociais. Vejamos, se quem decide afeta vidas, um processo de mudança, ainda que planejado, também afetaria.

Ora, o binômio econômico-social aplica-se a qualquer organização, inclusive às públicas. Temos salientado quesomente teremos condições de mantermos o social se o econômico possibilitar sua manutenção, O D.O., como uma das modelagens desenvolvidas pelo administrador, serve tanto as organizações singulares como aquelas regidas pelo sistema público. Mais ainda, numa visão de Robert Watermann Jr (1982), ao tratar sobre o fator renovação, as organizações, entre elas as da administração direta , que pretenderemrenova-se deverão perceber e utilizar as oportunidades, as informações e a intuição. No caso das públicas, os cuidados deverão impor-se com maior rigor. Ou seja, os sistemas de controller exigirão preocupações diferenciadas das demais organizações. Justifica-se. Na Empresa pública , sua diretoria não poderá geri-la tão somente vislumbrando os fornecedores, a sociedade e os empregados. No sistemapúblico, um outro elemento internaliza-se na gestão. Isto é, além dos integrantes citados, merecem uma consideração diferenciada os cidadãos que pagam seus impostos, os quais, em qualquer análise que se queira fazer, são a razão de ser do sistema.

Porém, até que ponto o D.O. deve ser encarado como necessário à gestão pública ? Que particularidade da modelagem poderão ajudar a sua otimizaçãogerencial? Vejamos. D.O., em síntese, trata de mudança. Toda e qualquer mudança organizacional deve ser planejada. Isso implica alterações comportamentais da organização. Todavia, essas alterações não poderão estar ao sabor do momento, do caso, ou, para ser severamente pragmático, não poderão apenas centrar-se em experiências passadas. Necessários se faz que essas alterações (mudanças) estejamalicerçadas numa tríade dentro da visão de Bennis (1969):

a) problemas de destino: crescimento, identidade e revitalização;
b) problemas de satisfação e desenvolvimento humanos; e
c) problemas de eficiência organizacional.

Por essas razões, entre outras expostas neste preâmbulo, é que entendemos que o Desenvolvimento Organizacional é, além de um instrumento essencial para as organizações públicas,a primeira modelagem que deveria ser aplicada numa administração direta ou indireta. Serviria não apenas como modelagem em si, mas como ponto de partida para qualquer procedimento que se quisesse imprimir. Inclusive o próprio Planejamento Estratégico.

1.1) PROLEGÔMENOS

Percebe-se a estreita ligação entre o conceito de mudança ambiental e a proposta de mudança organizacional contida na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!