Administração

Páginas: 2 (261 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
Teoria Estruturalista
Teoria Estruturalista
Teoria Estruturalista

Origem

Ao final da década de 1950, a Teoria das Relações entrou em declínio. Essa primeira tentativasistemática de introdução das ciências do comportamento na teoria administrativa, por meio de uma filosofia humanística a respeito da participação do homem na organização, gerou umaprofunda reviravolta na Administração. Se, de um lado, combateu a Teoria Clássica, por outro lado não proporcionou bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir.
ATeoria Estruturalista surgiu por volta da década de 50 perante a essa oposição surgida entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas – incompatíveis entre si - tornounecessária uma posição mais ampla e compreensiva que integrasse os aspectos considerados por uma e omitidos pela outra e vice-versa. A Teoria Estruturalista pretende ser uma síntese delas.Inspirando-se na abordagem de Max Weber (Teoria da Burocracia). A necessidade de visualizar “a organização como uma unidade social grande e complexa, onde interagem grupos sociais”que compartilham alguns dos objetivos da organização, mas que podem incompatibilizar com outros.

* Teoria clássica: Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pelavisão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. (homo economicus ou formal)

* Teoria das relações humanas: criaram novas perspetivas para a administração, visto quebuscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. (o homem social ou informal)

Esta teoria caracteriza-se por sua múltiplaabordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis.
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!