Administração

Páginas: 6 (1297 palavras) Publicado: 4 de maio de 2011
Angiospermas

Qual a função da flor em uma planta?


Flores de cerejeira

As flores são ramos modificados que contêm os órgãos reprodutores. Sua presença é a principal característica das angiospermas, plantas com flores e frutos pertencentes ao grupo das plantas vasculares (também chamadas de vegetais superiores, onde estão incluídas a maioria das árvores, arbustos e ervas). Após areprodução, a flor se transforma em um fruto, que encerra a semente em seu interior. A semente contém um embrião ou planta em miniatura, que germina para produzir uma nova planta. São vegetais de grande importância no meio terrestre, pois servem de alimento aos animais e influem na umidade relativa do ar e no clima da região.
A planta que possui flores dos dois sexos recebe o nome de monóica.Quando as flores de cada um dos sexos estão localizadas em exemplares distintos, a planta é considerada dióica.



Clique na imagem para ampliar
1. A flor
A flor é um ramo de crescimento limitado, que apresenta quatro tipos de folhas modificadas (verticilos), sendo dois verticilos férteis: o androceu (o conjunto de estames) e o gineceu (o conjunto de pistilos); os dois verticilos estéreis—que formam o perianto — composto pelo cálice (de cor verde e formado por sépalas) e pela corola (de cores vivas e formada por pétalas). As flores podem ser hermafroditas, mas também existem flores unissexuais. A forma da flor é de grande importância para a classificação das angiospermas.



O pericarpo da maçã, por exemplo, é composto pelo epicarpo (a pele), o mesocarpo
(a polpa) e oendocarpo (parte central onde ficam os caroços).
2. O transporte do pólen
O pólen ou esporo masculino é produzido nos estames. A passagem dos grãos de pólen dos estames aos pistilos (esporângio feminino) da mesma flor ou de outra chama-se polinização. Dependendo da maneira pela qual esse transporte se dá, a polinização pode ser: entomófila, realizada por insetos que carregam o pólen nas patas, ouanemófila, quando o vento carrega o pólen de uma flor para outra. As flores de polinização entomófilas possuem cheiros e cores intensos e produzem substâncias açucaradas (néctar) para atrair os insetos e facilitar o transporte do pólen.
3. O fruto, berço mais seguro
Após a fecundação, o primórdio seminal transforma-se em semente. O ovário da flor transforma-se em fruto, que guarda e protege asemente até que as condições externas estejam adequadas para a germinação. O fruto possui uma cobertura (pericarpo), constituída por três camadas. Se o pericarpo for seco e fino, o fruto é seco (trigo, noz, avelã, semente de girassol); quando é suculento, o fruto é carnoso. Existe grande variedade de frutos carnosos, como as bagas (tomate, uva), as drupas (pêssego, ameixa, azeitona) e os pomos (pêra,maçã, marmelo).

Gimnospermas

Por que as gimnospermas são as plantas de maior tamanho?


Geralmente, as pinhas chegam à maturidade aos três anos de floração.
As gimnospermas são plantas vasculares que possuem raiz, caule e folhas, geralmente árvores ou arbustos. Suas folhas não caem no outono/inverno, são alongadas como agulhas e recobertas por uma camada dura e impermeável queevita a perda de água. Este grupo de vegetais caracteriza-se por possuir sementes nuas, sem a proteção do fruto (daí a origem de seu nome). As gimnospermas surgiram no Período Paleozóico e eram muito abundantes até meados do Mesozóico (há 70 milhões de anos), mas foram progressivamente perdendo espaço para as plantas com flores e frutos (angiospermas). Atualmente, existem aproximadamente 800 espéciesdesses vegetais, entre elas as coníferas (pinheiros, abetos, ciprestes, cedros), os ginkgos e as cicas (palmeira-de-ramos).



Clique na imagem para ampliar
1. O surgimento das sementes
O aparecimento das sementes pressupõe um grande avanço na evolução dos vegetais. Graças à sua estrutura, a semente tem maior probabilidade de sobreviver do que os esporos dos musgos e das samambaias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!