Administração

Páginas: 3 (648 palavras) Publicado: 15 de abril de 2012
Cenários Nacionais da Atualidade – Análise PEST

Todos os negócios são influenciados por fatores externos. Podemos citar a concorrência, a atuação governamental e o comportamento do consumidor comode fundamental importância. Deve-se focalizar importância na identificação destas possíveis influências e descrever de modo cuidado a natureza e importância referindo o impacto destas no negócio. Emgeral a empresa precisa identificar as forças macroambientais (demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, sociais e culturais) que afetam sua capacidade de obter lucro. A empresa deveestar preparada para rastrear tendências e desenvolvimentos importantes. Para cada tendência ou desenvolvimento, a administração precisa identificar as oportunidades e ameaças associadas.
A análisePEST tem por objetivo o estudo e a avaliação das variáveis do ambiente externo onde a empresa funciona ou funcionará, dividida em quatro grandes dimensões:

* Política;
* Economia;
*Sociocultural;
* Tecnológica.

O “P” do PEST (Fatores Políticos)

Para definir a estratégia da empresa é preciso ter conhecimento dos aspectos políticos e legais do ambiente onde ela atuará. Paratal, pontos como: estrutura e política de cobrança dos impostos e taxas, leis do trabalho, estabilidade política, regulamentações ambientais, eficiência e eficácia do sistema jurídico, restriçõestarifárias ao comércio exterior, incentivos fiscais, níveis de corrupção, marcos regulatórios, entre outros, devem ser analisados.

O “E” do PEST (Fatores Econômicos)

A estabilidade econômica é umponto fundamental para que se possam desenvolver cenários e estratégias realistas e exequíveis. Alguns pontos a observar são: a estabilidade econômica, o crescimento econômico, as taxas de juros e aoferta de capital, as taxas de inflação, as taxas de câmbios com as principais moedas, entre outros.
Nesta análise cabe notar que não só os números estáticos são importantes, mas também as tendências,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!