Administração

Páginas: 11 (2615 palavras) Publicado: 24 de março de 2012
FACULDADES ALFA
ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA DE MERCADO DE BENS E SERVIÇOS:
OLIGOPÓLIOS

GOIÂNIA
SETEMBRO DE 2010
FACULDADES ALFA
ADMINISTRAÇÃO

Adilma Cruz
Frederico Oliveira
Francielli Müller
Juliano Morais
Kelly Santos


ESTRUTURA DE MERCADO DE BENS E SERVIÇOS:
OLIGOPÓLIOS

Trabalho de Economia para obtenção de nota processual da N1, sob orientação da professora Alda PereiraRamos.

GOIÂNIA
SETEMBRO DE 2010

SUMÁRIO

Introdução…………………………………………………………….04
Desenvolvimento…………………………………………………….05
* Bens de Mercado…………………………………………….05
* Bens de fatores………………………………………………08
* Oligopólio……………………………………………………..10
Conclusão…………………………………………………………….14

04
INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a estrutura de diversos mercados de bens efatores de produção. Faremos uma breve explanação sobre bens de mercado como: o monopólio, mercado de concorrência perfeita, oligopólio e concorrências monopolisticas. Sobre o mercado de fatores falaremos sobre: monopsônio, oligopsônio e monopólio bilateral. Faremos uma abordagem mais abrangente sobre o Oligopólio, seu conceito, características que envolve esse conceito de mercado.

1.05
ESTRUTURA DE MERCADO DE BENS E FATORES

As diferentes estruturas de mercado estão condicionadas por três variáveis principais: número de firmas produtoras no mercado; diferenciação do produto; existência de barreiras à entrada de novas empresas.
No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são as seguintes: concorrênciaperfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.
No mercado de fatores de produção, é definido as formas de mercado em concorrência perfeita, concorrência imperfeita, monopólio e oligopólio no fornecimento de insumos. 

2.1 BENS DE MERCADO
2.2.1 Mercado de Concorrência perfeita
(Martins,2009) É uma situação de mercado na qual o numero de compradores ede vendedores é tão grande que nenhum deles, agindo individualmente, consegue afetar o preço. Além disso, o produtos de todas as empresas no mercado são homogeneos.
É uma estrutura de mercado que visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. Trata-se de uma construção teórica. Apesar disso, algumas aproximações dessasituação de mercado poderão ser encontradas no mundo real, como é o caso dos mercados de vários produtos agrícolas.
* Hipóteses básicas para o modelo de Concorrência Perfeita
As hipóteses nas quais o modelo de concorrência perfeita se baseia são as seguintes:
* Existência de um Grande Número de Compradores e de Vendedores
06

Existe um número tão grande decompradores e de vendedores, sendo cada comprador ou vendedor tão pequeno em relação ao tamanho do mercado, que nenhum deles, atuando isoladamente, consegue influenciar o preço do mercado.
* Os Produtos São Homogêneos
Em um mercado de concorrência perfeita, os produtos colocados no mercado pelas firmas são homogêneos, ou seja, são perfeitos substitutos entre si. Como resultado, oscompradores são indiferentes quanto à firma da qual eles irão adquirir o produto.
* Livre Entrada e Saída de Firmas
Inexistem barreiras legais e econômicas tanto para a entrada quanto para a saída de firmas no mercado. Pressupõe-se, portanto, a inexistência de direitos de propriedade e patentes que possibilitem a uma firma ou grupo de firmas controlar a entrada de novas firmas no mercado. Se talcontrole ocorrer, a concorrência estará limitada, e o mercado não será perfeitamente competitivo.
* Transparência de Mercado
Essa hipótese garante que tanto compradores quanto vendedores têm informação perfeita sobre o mercado: ambos conhecem a qualidade do produto e seu preço vigente. Os vendedores conhecem também os custos e lucros de seus concorrentes.

2.2.2 Monopólio
Monopólio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!