Administração

Páginas: 17 (4205 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG
UNIDADE UNVERSITÁRIA DE CALDAS NOVAS
ADMINISTRAÇÃO
BRUNA SHIRAMIZU BARBARA DA SILVA
HELOÍSA DIAS DE ALMEIDA
JULIANA CAMILO GOMES

CONTABILIDADE

CALDAS NOVAS
2011
BRUNA SHIRAMIZU BARBARA DA SILVA
HELOÍSA DIAS DE ALMEIDA
JULIANA CAMILO GOMES

CONTABILIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Administração da Universidade Estadual de Goiás – UnidadeUniversitária de Caldas Novas, como requisito parcial para obtenção de nota do 2º bimestre sob orientação da Prof.ª Célia Benvinda Azevedo Soares Moreira.

CALDAS NOVAS
2011
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
A contabilidade é a ciência que estuda o patrimônio de toda empresa ou pessoa, tendo sempre atualizada as finanças e todas as contas da entidade. Para seu estudo são necessários algunslivros específicos que serão mostrados a seguir.

Livro Diário
O Livro Diário é um livro contábil obrigatório pela legislação comercial é um livro que registra todos os fatos que afetam o patrimônio, em ordem cronológica de dia, mês e ano, podendo contar com livros auxiliares para registrar operações específicas ou a movimentação de determinadas contas.
Foi instituído pelo decreto lei 486 de03/03/69 e regulamentado pelo decreto lei 64.567 de 22/05/69. O modelo pode ser definido pela empresa.
Destina-se a escrituração do movimento diário da empresa, devendo ser registrados todos os fatos contábeis que nela ocorrerem no dia a dia. Sua escrituração não pode atrasar-se por mais de 180 dias, além de ser completa deverá conter idioma nacional, em forma mercantil com individualização e clareza.Deverá ser escrito em ordem cronológica sem rasuras.
Os livros devem ser encadernados com folhas numeradas e em sequência tipograficamente, deve conter termos de Abertura e de Encerramento bem como deve ser submetido à autenticação no órgão competente.
Admite-se a escrituração resumida do Diário, por totais que não excedam o período de um mês, relativamente às contas cujas operações sejamnumerosas ou realizadas fora da sede do estabelecimento, desde que utilizados livros auxiliares para registro individual e conservados os documentos que permitam sua perfeita verificação.
Os documentos que serviram de base para a escrituração deverão ser conservados pelo prazo mínimo de cinco anos entre os documentos estão: notas fiscais, recibos de aluguéis, contas de água, energia e telefone,duplicatas, DARF, GPS (10 anos), Gares, GNRE, Guias diversas de Imposto Sindical, Imposto sobre Serviços, Taxas de Licença e Funcionamento, Taxas diversas que forem pagas, etc.
O livro Diário tradicional pode ser substituído por fichas.

Livro Razão

O livro Razão é um livro de grande utilidade para contabilidade porque registra o movimento de todas as contas. A escrituração do livro Razão passou aser obrigatória a partir de 1991. Na Contabilidade moderna, o Razão é escriturado em fichas. Este livro controla o movimento de cada conta registrada no diário, separadamente. Deste livro extraímos o balancete.
A escrituração do livro razão passou a ser obrigatória a partir de 1991 (artigo 14 da lei 8.218de 29/08/91).
O Livro Razão registra, também, todos os fatos, só que dando ênfase às contasque compõem o patrimônio. É esse livro que permite conhecer a movimentação de débito e crédito de cada elemento que compõe o patrimônio da empresa.
Registro de duplicatas

O Livro de registro de duplicatas é a modalidade em que se faz a escrituração das duplicatas. Deve ser utilizado por toda a empresa que efetue vendas a prazo, não há um modelo definido deste livro. Constitui crime contra opatrimônio falsificar ou adulterar a escrituração do livro de registro de duplicatas.
Sua finalidade é a escrituração cronológica de todas as duplicatas emitidas com numero de ordem, data, valor das faturas originais, nome e domicilio do comprador, anotações das reformas. O prazo de sua escrituração é diário.

Livro Caixa

O livro Caixa também é um livro contábil, instituído pela lei...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!