Administração e políticas públicas

Páginas: 7 (1594 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2013
ADMINISTRAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Vanessa Candido
Tutor: Ilkes Rites Salgado
Faculdade Internacional Signorelli
Especialização em Gestão Pública em Serviços de Saúde
03/11/2013

A palavra administração vem do latim ad (direção) e minister (obediência), ou seja, o administrador dirige obedecendo à vontade de quem o contratou. Assim, o administrador público vai conduzir seu trabalhoprocurando atender à necessidade da população que o elegeu. É uma área do conhecimento fundamentada em um conjunto de princípios, normas e funções elaboradas para disciplinar os fatores de produção, tendo em vista o alcance de determinados fins como maximização de lucros ou adequada prestação de serviços públicos.
Administração Pública é o planejamento, organização, direção e controle dos serviçospúblicos, segundo as normas do direito e da moral, visando ao bem comum. A gestão pública existe desde a origem do homem na Terra. A satisfação da necessidade da população deve ser a preocupação principal do governante. A população deve receber instrução e participar mais ativamente da administração pública para aprender a distinguir o bom do mau governante. O estudo da administração pública éfascinante, o estudo dessa área vem crescendo significativamente e acompanha os temas que envolvem a administração pública. A gestão pública já existia na pré-história. A Administração, como ciência, começou a surgir após a Revolução Industrial, no século XVIII. O estudo da Administração começou a ser realizado a partir das transformações ocorridas nas relações de produção e trabalho, que afetaram a vidaem sociedade. Administração é uma ciência que, por meio de suas técnicas, permite planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar os recursos visando atingir aos objetivos propostos. Sendo a administração pública uma ramificação da administração, utiliza-se de suas técnicas, porém de uma forma mais adequada às suas peculiaridades.
Quando tudo vai bem, dizemos que há boa administração. Masquando a situação não está boa, costumamos dizer que nosso governo não está administrando bem. Com o passar do tempo e respeitando as características locais, como aspectos sociais, costumes, cultura, legislação, recursos financeiros e restrições ambientais, a Administração se mostrou poderosa ferramenta para que o governo atinja seus objetivos institucionais. Nos dias atuais, conhecer as técnicas deadministração é fator essencial para um bom governante. A administração é tão importante que está presente em toda a legislação que norteia o setor público, seja no seu planejamento, orçamento, seja com algum outro nome técnico utilizado para traduzir a preocupação do governo com a previsão de utilização de recursos para o desempenho da difícil missão de gerir os recursos públicos e etc.Planejamento é a função da administração que estabelece os objetivos a serem atingidos e também como fazer para alcançar êxito nesta tarefa.
“Se planejar é sinônimo de conduzir conscientemente, não existirá então alternativa ao planejamento. Ou planejamos ou somos escravos da circunstância. Negar o planejamento é negar a possibilidade de escolher o futuro, é aceitá-lo seja ele qual for.” (MATUS,1993,p. 14).
Segundo este mesmo autor, o planejamento geralmente aparece como a primeira função administrativa, exatamente por ser aquela que serve de base para as demais. Determinando previamente o que se deve fazer, quais os objetivos a serem atingidos, quais controles serão adotados e que tipo de gerenciamento será pertinente para alcançar resultados satisfatórios.
“Trata-se, pois, de um modeloteórico para a ação futura. Começa com a determinação dos objetivos e detalha os planos necessários para atingi-los da melhor maneira possível. Planejar é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcançá-los. O planejamento define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como e em que seqüência.” (CHIAVENATO, 2003, p. 167-168).

Toda essa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • POLÍTICAS PÚBLICAS: ADMINISTRAÇÃO COM DEMOCRACIA
  • As mudanças na política e na administração pública
  • Política e administração pública
  • Administração e politicas publicas
  • A judicialização da política e seus impactos na administração pública
  • Reforma Política na Administração Pública do Brasil
  • Formulação, administração e execução de políticas públicas
  • AD1 CIENCIA POLÍTICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CEDERJ

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!