Administração e os elementos da organização

Páginas: 12 (2787 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
[pic]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 Niveis Organizacionais 4
2.1.1 Nível Estratégico 4
2.1.2 Nível Tático 5
2.1.3 Nível Operacional 5
2.2 ÁREAS FUNCIONAIS DAS ORGANIZAÇÕES 6
2.2.1 Área Financeira 6
2.2.2 Área de Recursos Humanos 7
2.2.3 Área de Produção e Operações 7
2.2.4 Área de Marketing e Comercial 7
3 METODOLOGIA 9
3.1 Definições 9
3.2 Tipo de Pesquisa 93.3 Coleta de Dados 10
4 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO EM ESTUDO 11
5 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO

Grande parte das organizações orienta-se segundo princípios, normas, regras e padrões que se baseiam nos conceitos da administração científica. Atualmente o sucesso e o insucesso das organizações dependem da qualidade de sua administração.
Por ser umgrupo de pessoas estruturado e que se juntam para alcançar um objetivo comum, surgiu à necessidade das organizações terem administradores em seu quadro. Esses administradores são classificados pelo nível que ocupa e pelo âmbito das atividades pelas quais são responsáveis. A organização teve também a necessidade de ser dividida em áreas funcionais onde os administradores atuam em parceria.Independente do nível organizacional, do tipo ou dimensão da organização ou área funcional, os administradores planejam, organiza, dirigem e controlam.
Este trabalho propõe-se a compreensão do assunto, oferecendo um quadro organizado de definições apresentando exemplos dentro de uma organização, neste caso a Unimed Norte/Nordeste.
A Unimed Norte/Nordeste atua no mercado de saúde há33 anos e possui em seu quadro funcional quase duzentos funcionários espalhados pelas áreas de produção, financeiro, recursos humanos, área comercial, tecnologia e compras. A Unimed oferece serviços na área de saúde a empresas.
Serão abordados os níveis da organização e as áreas funcionais dentro da Unimed comentando de cada uma delas e assim conhecendo melhor como funciona essa empresaadministrativamente dentro do contexto administrativo.

DESENVOLVIMENTO

Muitas empresas querem organizar-se por processos, mas não têm uma noção clara dos passos a seguir e das providências que devem ser tomadas. Outras não estão certas da decisão a tomar a respeito da sua estruturação por processos e podem beneficiar-se de um raciocínio que as ajude a decidir.Existem também as empresas que não sabem ao certo o que significa serem organizadas por processos e as que não têm certeza se a sua forma organizacional atual é adequada para a gestão por processos. Finalmente, temos, ainda, as empresas que precisam de mais esclarecimentos sobre o assunto para que possam analisar as vantagens da gestão por processos. Este texto, uma continuação do artigo. Asempresas são grandes coleções de processos (Gonçalves, 2000), resume as diferenças entre as organizações tradicionais e as empresas estruturadas por processos, mostram os principais estágios em que as empresas podem estar no seu caminho em direção a organizações por processos e sugere critérios que podem orientar a decisão das empresas pela mudança da sua maneira de organizar.
Através do objetoem estudo, Unimed Norte/Nordeste, será comentado e descrito como ocorre o processo nas principais áreas funcionais e também iremos abordar os níveis organizacionais existentes na mesma.

1 Niveis organizacionais

Uma organização é composta por diversos elementos sendo que estes se relacionam e interagem para que se cumpra à finalidade para a qual a organização existe.Ao observarmos as diferentes estruturas organizacionais, podemos identificar que estas relações e interações acontecem em níveis qualitativos distintos, são eles: Estratégico, Tático e Operacional.
Através da Unimed Norte/Nordeste (objeto do estudo) será abordado cada nível organizacional enumerando a responsabilidade de cada um deles dentro da organização.

1 Nível estratégico...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Elementos de uma organizacao
  • Elementos da Administração
  • ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇAO
  • administração e organização
  • Administração e organização
  • aDMINISTRAÇÃO E ORGANIZAÇÃO
  • Administração na Organização
  • Administracao e Organização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!