Administração sustentabilidade

Páginas: 7 (1560 palavras) Publicado: 19 de maio de 2011
1) Defina responsabilidade socioambiental?

R: Conjunto de ações onde as empresas de forma ética e permanente desenvolvem programas mediante o comprometimento com o meio ambiente, com o mercado de consumo e com a sociedade, ou seja, desenvolvem postura onde a empresa cria soluções para resolver possíveis problemas, causados a seus imediatos destinatários.

2) Você deverá elencar quatroproblemas ambientais que enfrentamos na atualidade.

R: O desmatamento; queimadas; a contaminação dos recursos hídricos; lixo.

5) Verificar a partir quando a sociedade passa a utilizar a energia fóssil como combustível de maneira extensiva.

O uso da energia fóssil se deu a partir do ano 1908 com a descoberta do petróleo na região do Irã, que deu impulso a exploração ostensiva naregião do Golfo Pérsico. Foi o Inicio de uma era de grande exploração e de uma política de concessores por chefes tribais e pela Xá a grandes companhias estrangeiras detentoras do poderio na exploração sendo elas a inglesa Anglo – Iranian e as americanas ( Texaco, Móbil Oil, Esso, Standar Oil).

Em 1896 inicia – se a moderna industria de automóveis como ´propulsor deste novo segmento HenryFord, com isso passa a ser produzido o primeiro veiculo automotor em serie que se expandiu para outros setores de transporte como o exemplo o aeronáutico, com o inicio dessa nova era dos veículos automotores começa a utilização ostensiva dos combustíveis fosseis sendo esse período dos veículos o primeiro fator que desencadeou esse aumento na utilização dos combustíveis..

O aumento do consumode gasolina e óleo passa a impulsionar a busca de mais combustível, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior.

Um outro grande momento se pode destacar da exploração e do consumo ostensivo dos combustíveis se deu em 1911 quando o então Ministro da Marinha Inglesa decide trocar o carvão pelo óleo como energia para seus navios.

A exploração da energia fossil começou em 1908 com adescoberta de lençóis de petróleo no Irã. A partir de então toda a região do Golfo Pérsico começou a ser explorada. Foi o início de uma política de concessões feitas pelo Xá e por chefes tribais árabes a grandes companhias estrangeiras, particularmente inglesas (Anglo-iranian) e americanas (Texaco, Mobil Oil, Esso, Standar Oil). Dois fatores fizeram com que o combustivel fossil passasse a serestratégico e utilizado ostensivamente. Em 1896 Henry Ford começou a produzir o primeiro veículo automotor em série, inaugurando a era da moderna indústria de automóveis, expandindo-se para outros transportes como o aeronáutico. O aumento do consumo de gasolina e óleo começa então a impulsionar a prospecção e a busca de mais combustivel fossil, tanto nos Estados Unidos como no exterior. Outro fator quelevou o combustivel fossil a tornar-se o negócio do século ocorreu em 1911, com a decisão tomada por Churchill, quando Ministro da Marinha inglesa - a maior do mundo -, de substituir o carvão pelo óleo como energia para seus navios, em 1911.
De 1908 a 1950, as companhias multinacionais formaram verdadeiros impérios (eram chamadas as 7 irmãs) abarcando todas as zonas produtoras de combustivel fossilespalhadas pelo mundo, mas concentradas basicamente no Oriente Médio. Foi a época de ouro das multinacionais. Elas possuíam sua própria política externa, suas linhas de aviação e comunicação completamente independentes. Geralmente seus administradores e gerentes eram os homens mais importantes do país e seus verdadeiros governantes. Os estados que existiam eram neocoloniais, dependentes, sem podere força para disputar o controle da riqueza nacional.

Fonte(s):

Introdução a Era Contemporanea.

7) Descrever como foi a crise do petróleo e suas conseqüências para o setor industrial.
Passado um longo período de exploração em abundancia do petróleo desencadeada pelo descobrimento do uso dos combustíveis fosseis para autonomia de veículos como ápice a primeira industria projetada por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Princípio da Sustentabilidade na Administração Publica
  • RESENHA CRITICA ADMINISTRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
  • Sustentabilidade e os novos pilares da administração
  • A Administração entre a tradição e a inovação: Conhecimento, criatividade e sustentabilidade.
  • Resenha Crítica
  • Resenha Crítica
  • sustentabilidade
  • Sustentabilidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!