Administração publica

Páginas: 5 (1105 palavras) Publicado: 6 de abril de 2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENDO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO









Relato de Aprendizagem







Disciplina: Fundamentos da Administração Pública
Professor: Lucas Ambrosio Bezerra de Oliveira


Natal/RN, 05 de junho de 2012


1-Fundamentos da Administração PúblicaComo discente vejo esta matéria ministrada pelo Professor Lucas de extrema importância para um futuro administrador, pois nos fez estudar a administração pública desde o tempo da colonização até os dias atuais, mostrando que com o tempo ela foi se aprimorando e melhorando. Porém vimos que ainda há muito que mudar para haver uma administração de qualidade e eficiente, igualitária e sem benefíciode um grupo e sim o bem estar social dos cidadãos. Fez-me abrir a mente fechada que eu tinha, de que a administração era voltada apenas para o setor privado.

2- Temáticas e Reflexões

2.1-Estado, Governo e Administração Pública
O estado é uma pessoa jurídica territorial soberana, definido como uma estrutura política organizacional, formada por diversos elementos, como por exemplo: povo,território e governo. Dentro desses elementos o governo é que manifesta o poder soberano, e é o conjunto de órgãos e atividades que eles exercem no sentido de conduzir politicamente o estado. Como dito em sala de aula, nosso sistema de governo é o presidencialista, que se relaciona com os poderes que foram divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário.
A divisão desses três poderes foi de grandeimportância, pois descentralizou a politica, cada um deles tem uma função, o legislativo cria as leis, o judiciário julga e o executivo assume o papel principal de chefe de estado, tornando assim uma politica descentralizada e não abusiva. A administração pública está ligada ao governo, porém atualmente enfrentamos graves problemas na gestão, vemos casos de corrupção frequentemente na mídia,desvios de verbas destinados à saúde e educação que vão para os bolsos de políticos, secretários, funcionários públicos, que hoje tem uma repercussão, mas daqui a um mês já é esquecido, pois já foram descobertos mais outros esquemas de corrupção, e assim caminha a gestão falha do nosso país.




2.2-Princípios da Administração Pública

Como vimos em sala de aula, os princípios da administraçãopública são de extrema importância para uma organização e para o estado como um todo. No seu papel de funcionário público, o gestor deve seguir princípios, denominados LIMPE. São eles:
-Legalidade: O administrador não deve fazer o que bem entender na busca do interesse público, ou seja, tem que agir de acordo com as leis em benefício do interesse público.
-Impessoabilidade: A administraçãodeve-se manter de forma neutra em relação os administrados. Não se deve fazer escolhas pensando no interesse próprio, mas sim no interesse coletivo.
-Moralidade: A administração deve atuar com moralidade, ou seja, de acordo com a lei, pois algo imoral é ilegal, dessa forma é necessário seguir uma conduta correta de acordo com os princípios éticos e morais de tal sociedade.
-Publicidade: Aadministração tem que ser transparente, revelar seus comportamentos, informações, gastos e a maneira como atua, para que tudo funcione de maneira correta, sem desvios de verbas e corrupções.
-Eficiência: Os atos administrativos devem ser eficientes, ou seja, os gastos com funções administrativas devem apresentar um bom custo benefício, para que ocorra o funcionamento público.
Entretanto, nós dias atuais vimoscomo está à situação do funcionalismo público. Na área da saúde os hospitais lotados, sem nenhuma infraestrutura para atendimento, ausência de medicamentos, tudo isso graças à má administração pública, gerando desvios de verba, ou seja, os princípios não foram seguidos, foram tomadas atitudes ilegais e imorais.

2.3- Políticas Públicas
As políticas públicas são conjuntos de ações e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • administração publica
  • Administração Pública
  • Administração Publica
  • administração publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!