Administração pública

Páginas: 5 (1008 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
FACULDADES ALFREDO NASSER
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
TURMA AM7

Aluno: Wederson Felix da Silva
Professor: Einstein

PRINCIPIOS GERAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

A Administração pública é definida como um conjunto de normas orgânicas e sistêmicos que abrange direta e indiretamente a União, Estados, Municípios, e o Distrito Federal que é regido pelosprincípios constitucionais administrativos.
Os princípios constitucionais no sentido orgânico funcional são (Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência), Conhecidos como L I M P E.
A vida pública é regida por princípios prescritos em lei destinada a satisfazer o interesse das pessoas, deixando de lado sua vida particular e exercendo a vontade de todos indistintamente, assimdefinimos administrar como cuidar dos interesses alheios aos seus.
O principio da Legalidade é á base de todo direito público, a doutrina que a rege tem a seguinte visão, ou distinção sobre a administração privada e pública, onde tudo na vida particular que não é proibido é permitido, já no outro extremo tudo não é permitido é proibido, tendo em vista este conceito o administrador público estapreso no regimento da lei, ou seja, toda ação que fazer tem que estar prescrito em lei, para que não ocorra arbítrio, ou seja, sua própria vontade e o abuso de poder.
O principio da Impessoalidade trata da separação da vida particular da vida pública, no artigo 5º da constituição trata os interesses públicos em duas correntes, tratar todos os iguais igualmente, pois todos são iguais perante a lei etratar os desiguais desigualmente na medida de sua desigualdade, buscando igualá-los, isto é um dos objetivos fundamentais do estado á correção desse fator na sociedade.
A impessoalidade significa que o administrador deve ser guiado por critérios objetivos, não colocando os seus critérios pessoais. Pois suas atividades devem ser praticadas tendo em vista a finalidade pública. Caso contráriosuas ações ficará sujeita à invalidação, por desvio de finalidade, que é tratado claramente no art. 5º, e o art. 37, que toda atividade administrativa que atritar ou desbordar dos limites legalmente autorizados, serão passíveis de correção.
Nesse sentido temos vários conceitos de impessoalidade, como o dever de neutralidade do administrador, que deve ser demonstrado pela postura institucional daadministração, ou seja, não deixar que suas convicções interfiram no desempenho de sua atividade funcional pela qual foi postulada.
Um grande problema nesse sentido é o caso de nepotismo público e agora o nepotismo cruzado, que o agente público insere parentes e conhecido, a fim de beneficiá-los em virtude disto a conduta do administrador público em desrespeito ao princípio da moralidadeadministrativa, se torna um ato de improbidade, previstos pelo artigo 37 § 4º da CF, que gera uma suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens.
O principio da Moralidade trás sobre a vida do administrador a missão de ética, respeito ao próximo e sobre tudo a honestidade que é enfatizada por vários autores, pois dever não é apenas cumprir a lei formalmente, masprocurar sempre o melhor resultado para a administração.
Para (AQUINO, 2002), Enquanto o homem necessita do estado, o mesmo deve servir a comunidade, promovendo a Moralidade e o bem estar públicos, com sua missão integral de incentivar uma vida verdadeiramente boa e virtuosa criando condições satisfatórias do bem Comum.
A moralidade esta ligada ao caráter do agente público, onde os seusprincípios pessoais têm que ser requisitos fundamentais para exercer suas atividades, ou seja, mesmo que o administrador viva em um conjunto de regras de conduta do interior da administração isso não exclui o dever de ser honesto, levando em consideração que isso é uma coisa que já vem desde pequeno, uma qualidade intrínseca.

"Não se mede o valor de um homem pelas suas roupas ou pelos bens que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • administração publica
  • Administração Pública
  • Administração Publica
  • administração publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!