Administração pública

Páginas: 7 (1722 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
Questão 1. A administração burocrática clássica, que tem origem no sistema militar prussiano, foi implantada nos principais países europeus no final do século passado; nos Estados Unidos, no começo deste século; no Brasil, em 1935, com a reforma administrativa promovida por Maurício Nabuco e Luís Simões Lopes. É a burocracia que Max Weber descreveu. Foi adotada para substituir a administraçãopatrimonialista (PEREIRA,2001). Conceitue administração patrimonialista.

Padrão de resposta
“ O Patrimonialismo é a apropriação privada dos bens públicos. E quando se fala em bens públicos, não se trata apenas de bens materiais, mas do próprio exercício do poder. Na visão patrimonialista, o governante é um senhor – como no tempo da colônia – que tudo pode e o Estado é como se fosse suapropriedade particular. Consequentemente, os cidadãos não têm direitos de fato. Recebem benesses aqui e ali, em lugar de exigir os serviços e benefícios que são devidos à sociedade pelo poder público. Troca-se cidadania por relações de favor pessoal. Aí morrem os direitos, a justiça, a ética, o bem comum, os valores morais. E aí vicejam a subserviência, o engodo, o banditismo político, a impunidade, o mauuso do dinheiro público e a miséria social” (Publicado na Gazeta do Rio Branco/AC, sobre o título de “Reflexões sobre a Independência” Marina Silva).

“Estado era percebido como propriedade do rei, e na qual, portanto, o nepotismo e o empreguismo, senão a corrupção, eram a norma“.

“ Na administração pública patrimonialista, própria dos Estados absolutistas europeus do século XVIII, oaparelho do Estado é a extensão do próprio poder do governante e os seus funcionários são considerados como membros da nobreza. O patrimônio do Estado confunde-se com o patrimônio do soberano e os cargos são tidos como prebendas (ocupações rendosas
e de pouco trabalho). A corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração “.

Questão 2. (ENADE 2009) O Art. 175, relativo ao Título VII“Da ordem econômica e financeira”, Capítulo I “Dos princípios gerais da atividade econômica”, da Constituição Federal de 1988, especifica: “Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.” Quais são as implicações desse princípio no papel do Estado na formulação e na execução de políticaspúblicas relativas aos serviços de infraestrutura (energia elétrica, telecomunicações, transportes, etc.)?

A) Empresas privadas assumem todo o processo de formulação e de implementação de políticas públicas nos setores de infraestrutura.

B) O Estado atua como formulador de políticas públicas na área de infraestrutura, podendo descentralizar a sua execução para empresas privadas.

C) O Estadocentraliza todo o processo de formulação e de execução de serviços públicos na área de infraestrutura.

D) O Estado retira-se do processo de formulação e de implementação de políticas públicas na área de infraestrutura, deixando esse papel para a iniciativa privada.

E) O processo de prestação de serviços públicos na área de infraestrutura se dá num regime de falta de competição.

Questão2.O paradigma pós-burocrático tem mudado a gestão pública em várias partes do mundo. Suas principais características são:

(A) diminuição dos níveis hierárquicos, empowerment, controle a posteriori dos processos administrativos, descentralização política e administração voltada aos cidadãos.

(B) administração voltada aos cidadãos, gerencialismo, pressuposto da confiança limitada e não dadesconfiança total, empowerment e centralização administrativa.

(C) administração baseada no controle dos resultados e não dos procedimentos, empowerment, pressuposto da confiança limitada e não da desconfiança total, verticalização das estruturas e administração voltada para os cidadãos

(D) gerencialismo, administração baseada no controle dos procedimentos, empowerment, verticalização das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • Administração pública
  • administração publica
  • Administração Pública
  • Administração Publica
  • administração publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!