Administração Pública Gerencial

Páginas: 5 (1202 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2014



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Atividade de Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Administração Pública Gerencial
Curso: Tec. Segurança Pública.
Professor: Rosa Beatriz Madruga Pinheiro
Nome do aluno: Kirlaney Leite de Novaes
Data: 01/09/2014


Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade noprazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. De acordo com Verbo (1968) o Estado é "um conjunto humano, um território e um poder político juridicamente orientado para objetivos de interesse público".
Com base nesta definição, apresente exemplos para cada uma destas partes componentesdo Estado. (nota máxima 2,5)
A definição acima está baseada na teoria tradicional dos três elementos do Estado: Povo, território e governo. A primeira parte componente e a coletividade, subjugada por povo sendo um conjunto humano, tendo atualmente o poder de decisão, através do voto para escolha do governo. A segunda etapa o território podendo se dizer um País. No contexto político, o termoterritório refere-se à superfície terrestre de um Estado, seja ele soberano ou não. É definido como espaço físico sobre o qual o Estado exerce seu poder soberano, ou em outras palavras é o âmbito de validade da ordem jurídica estatal. De acordo com as teorias gerais de Estado, diplomacia, relações internacionais e nacionalidade, o território é uma das condições para a existência e o reconhecimento deum país, sendo os outros dois a nação e o Estado. A terceira parte o governo sendo o poder político, juridicamente orientado para objetivos de interesse público. O Governo é a organização de uma autoridade governante de uma unidade política, o poder de regrar uma sociedade política, todavia o aparato pelo qual o corpo governante funciona e exerce autoridade. O governo é usualmente utilizado paradesignar a instância máxima de administração.
2. No sistema feudal, o modo de organização econômica, política, social e cultural baseou-se na posse da terra. Nesse contexto, intensificou-se a obrigação servil. Como uma das bases do sistema feudal, as relações sociais eram bastante hierarquizadas. Quem nascia servo ou senhor, assim se mantinha por toda a vida (imobilidade social).
Com base nestecontexto, apresente um exemplo de sociedade atual que mantém este sistema de relações sociais e apresente vantagens e desvantagens do mesmo. (nota máxima 2,5)

Atualmente, na base da divisão da sociedade em classes se encontram as relações de produções. Um dos modos de ver mais comuns é a divisão em classes segundo o índice ricos e pobres.
O capitalismo, se um homem tem no bolso dinheiro eoutro tem duas vezes mais, segue-se que eles pertencem a duas classes diferentes. Considera-se aí ou a dimensão das posses, ou o nível de vida.
Sendo assim a sociedade atual apresenta a vantagem da mobilidade social mais liberdade de poder conquistar independência financeira, mas por outro lado à discriminação de classe e parecida como no sistema feudal.
Aonde a exploração dos trabalhadores ouservidores vem sedo muito parecida a do sistema feudal, não se sente estimulado a aumentar o rendimento no trabalho ou produção, porém não para si, mas para o senhor ou chefe. Contudo o desenvolvimento técnico profissional e inovações foram irrelevantes, limitando a produtividade e motivação.
Enfim, um grande paradigma difícil de ser quebrado pela cultura do povo, onde antes era senhor e servo hojegoverno e servidor, ricos e pobres, empregador e empregados, sendo assim o ponto negativo e a discriminação em relação aos pobres os menos favorecidos em nível econômico, social e cultural. O positivo e a liberdade de mudança tanto do Governo como das pessoas, sendo só possível uma pequena fração de pessoas na sociedade sair da pobreza e mudar de classe social, onde isso não era possível no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração Pública Gerencial
  • Administração pública gerencial
  • Administração pública gerencial
  • Administração Pública Gerencial
  • Reforma gerencial da administração pública
  • Administração pública gerencial
  • Administração Pública Gerencial
  • Administração publica gerencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!