Administração na história roma

Páginas: 6 (1444 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
INTRODUÇÃO
A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa,francesa, italiana e espanhola. Muito dos princípios administrativos foram retirados da história Romana. Orientando-nos pela evolução da história antiga, podemos situar acontecimentos que permitiram a evolução das antigas civilizações com base em princípios administrativos que são até hoje defendidos e utilizados por grandes teóricos da administração. Os Romanos conheceram três sistemas diferentesde governo (Monarquia, República e Império). Em seu auge, Roma controlava uma população de 50 milhões de pessoas. Princípios e técnicas de administração construíram e mantiveram a Civilização Romana durante seus 12 séculos de existência.


METODOLOGIA
Monarquia
A Sociedade Romana dividia-se em quatro grupos, segundo a posição política, econômica e social de cada pessoa. Havia: patrícios,plebeus, clientes e escravos.
• Patrícios: eles formavam a aristocracia, sendo que somente esse grupo tinha direitos políticos em Roma e formava portanto, o governo, controlando, durante a maior parte da história romana, o Senado e a Assembleia Curiata.
• Plebeus: eram descendentes de populações imigrantes, dedicavam-se ao comércio e ao artesanato, eram livres, mas não tinham direitos políticos, eaté a República, não podiam participar do governo e estavam proibidos de casar com patrícios.
• Clientes: também forasteiros, que trabalhavam diretamente para os patrícios, numa relação de proteção e submissão econômica. Assim mantinham com os patrícios relações de clientela. Que eram considerados sagrados além de hereditários.
• Escravos: inicialmente eram aqueles que não podiam pagar suasdívidas e, portanto, tinham que se sujeitar ao trabalho forçado para sobreviver. Depois com as guerras de conquista, a prisão dos vencidos gerou novos escravos, que acabaram se tornando a maioria da população.
A Monarquia Romana teve pouca duração. A maioria das fontes contam sete reis ao todo. O último teria sido Tarquínio.
República
Tarquínio foi deposto pelo Senado. A partir disso, o Senado viroua instituição política mais importante da Roma antiga, criando leis e nomeando os magistrados (cargos responsáveis pela administração de Roma).
Os senadores, de origem patrícia, cuidavam das finanças públicas, da administração e da política externa. As atividades executivas eram exercidas pelos cônsules e pelos tribunos da plebe. A criação dos tribunos da plebe está ligada às lutas dos plebeuspor uma maior participação política e melhores condições de vida. Em 367 a.C, foi aprovada a Lei Licínia, que garantia a participação dos plebeus no Consulado (dois cônsules eram eleitos: um patrício e um plebeu). Esta lei também acabou com a escravidão por dívidas (válida somente para cidadãos romanos).
A República romana foi marcada por conquistas que expandiram seu domínio por toda a Bacia doMediterrâneo. Em Roma escravos e terras constituíam riqueza, e a forma de os grandes proprietários e comerciantes romanos consegui-los era por meio de guerras e conquistas. Assim, o imperialismo romano manifestou-se como uma política de conquista de novos territórios, para aumentar a mão-de-obra escrava e atender aos interesses dos grandes proprietários de terras e de escravos.
O domínio romano nabacia do Mediterrâneo resultou em grandes transformações econômicas, sociais e políticas, que conduziram à crise e ao fim da República, formando-se o Império.
A crise da República Romana teve início quando o senado romano passou a ter seu poder desafiado pelo poderio militar de alguns generais.
Império Romano em Decadência
Nesse período, conferiram-se grandes poderes ao imperador, pois se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • historia de roma
  • historia de Roma
  • historia de roma
  • História de roma
  • Administração de roma
  • Historia de roma
  • Historia de roma
  • História de roma

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!