Administração japonesa

Páginas: 10 (2428 palavras) Publicado: 29 de novembro de 2012
Evolução do Pensamento Administrativo - UVB

Aula 12 Administração Japonesa
Objetivos da Aula
Ao final desta aula, o aluno terá desenvolvido habilidades e competências para analisar os modelos típicos da Administração Japonesa e descrever a sua evolução, mostrando os resultados da aplicação deste tipo de administração e seus impactos nos modelos “ocidentais” tradicionais.

Introdução
Adécada de 1980 trouxe consigo novas abordagens para a gestão empresarial. Em particular, as empresas americanas se viram diante de um conjunto de competidores não esperados: as empresas japonesas e sua forma inovadora e diferente de administração. O objetivo central desta aula é fundamentar o leitor nas principais contribuições desta corrente oriental de pensamento administrativo.

Requisitos para osurgimento da gestão japonesa
A maioria dos leitores já são familiarizados (ou ao menos ouviram falar) de termos consagrados na gestão contemporânea tais como JIT, Kanban, Kaizen, TQM etc. Mas o que seriam tais iglas? Como os japoneses mudaram nosso modo de pensar as empresas?

Faculdade On-line UVB

1

Evolução do Pensamento Administrativo - UVB

Como já vimos, durante a década de 1980as grandes empresas americanas foram surpreendidas pela competitividade de empresas tais como a Sony, JVC, Nissan, Toyota, entre outras. Tais companhias conseguiam ao mesmo tempo superar as empresas americanas em preço e qualidade – coisa impensável para os executivos da América. A Honda, por exemplo, desenvolvia automóveis a cada 45 meses, enquanto a gigante americana General Motors o fazia em60. Como sabemos, o tempo para desenvolvimento de produtos em setores como o automobilístico é fator crítico de sucesso em um ambiente competitivo e em um mercado comprador. Neste cenário, podemos dizer que o surgimento da administração japonesa – tal qual a conhecemos - pode ser creditado à busca de transferência de tecnologias das nações ocidentais mais avançadas. Nascida nos anos 50, em especial,na empresa automobilística Toyota Motor Company, idealizada pelo engenheiro Taichi Ohno, a administração japonesa teve seu início no chão da fábrica, nos setores operacionais da manufatura, com uma a filosofia que visava fundamentalmente evitar qualquer tipo de desperdício – ou o termo nipônico muda - e de promover o melhoramento contínuo – ou kaisen.

Contexto sócio-econômico japonês
O Japão,como todos sabemos, foi uma das nações mais prejudicadas com as guerras mundiais das décadas de 20 a 40. Ao final destes conflitos, nos anos 50, este país inicia sua reestruturação a partir do chamado plano Marshall, em que os E.U.A optaram por auxiliar economicamente os países assolados pela guerra, permitindo que estes dessem começo aos programas de reconstrução nacional. E foi neste momento, logoapós o fim da segunda grande guerra, que os japoneses iniciaram a sua produção de automóveis. A princípio, eles desejavam utilizar métodos da produção em massa
Faculdade On-line UVB

2

Evolução do Pensamento Administrativo - UVB

(típicos das empresas americanas daquela época). No entanto, a tentativa em produzir automóveis em larga escala esbarrou numa série de problemas: a)o mercadojaponês era limitado e demandava diversos modelos diferentes, sendo que cada modelo não possibilitava escala para produção em massa; b)a força de trabalho nativa do Japão se organizou formando sindicatos fortes que exigiam maiores garantias de emprego, conseguindo restringir bastante os direitos das empresas de demitir empregados, o que ocorre com freqüência na produção em massa; e c)a economia doJapão não dispunha de recursos para realizar os altos investimentos necessários para a implantação da produção em massa (AQUINO e MATTAR, 1997). Assim, para contornar estes obstáculos, a administração japonesa voltou-se para uma gestão fortemente baseada na participação direta dos funcionários, ou seja, produtividade e experiência voltada para a tarefa. Tal abordagem tem como objetivos a harmonia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administraçao japonesa
  • Administração japonesa
  • Administração Japonesa
  • Administraçaõ japonesa
  • administracao japonesa
  • administracao japonesa
  • administração japonesa
  • Administração japonesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!