Administração Integrada

Páginas: 7 (1735 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

RESUMO - AS FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS

Quando consideradas em um todo integrado, as funções administrativas formam o processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, o planejamento, a direção, a organização e o controle constituem funções administrativas.

O PLANEJAMENTO

É a função administrativa que define os objetivos e decide sobre recursos e tarefas necessários paraalcançá-los adequadamente. Como principal decorrência do planejamento estão os planos. Os planos facilitam a organização no alcance de suas metas e objetivos. Além disso, os planos funcionam como guias ou balizamentos para assegurar os seguintes aspectos:

1. Os planos definem os recursos necessários para alcançar os objetivos organizacionais..
2. Os planos servem para integrar os vários objetivos aserem alcançados em um esquema organizacional que proporciona coordenação e integração.
3. Os planos permitem que a pessoas trabalhem em diferentes atividades consistentes com os objetivos definidos. Eles dão racionalidade ao processo.
4. Os planos permitem que o alcance dos objetivos possa ser continuamente monitorado e avaliado em relação a certos padrões ou indicadores, a fim de permitir a açãocorretiva necessária quando o progresso não seja satisfatório.

O Planejar significa olhar para a frente, visualizar o futuro e o que deverá ser feito, elaborar bons planos e ajudar as pessoas a fazer hoje as ações necessárias para melhor enfrentar os desafios do amanhã.

O Processo de Planejamento

O planejamento é um processo constituído de uma série seqüencial de seis passos, a saber:Definir os objetivos. Para onde queremos ir? Os objetivos da organização devem servir de direção a todos os principais planos, servindo de base aos objetivos departamentais e a todos os objetivos das áreas subordinadas.
Verificar qual a situação atual em relação aos objetivos. Onde estamos agora? Deve-se avaliar a situação atual em contraposição aos objetivos desejados, verificar onde se está e oque precisa ser feito.
Desenvolver premissas quanto ás condições futuras. O que temos pela frente. Premissas constituem os ambientes esperados dos planos em operação. A previsão é um aspecto importante no desenvolvimento de premissas.
Analisar as alternativas de ação. Quais os caminhos possíveis? Ou seja, buscar e analisar os cursos alternativos de ação. Trata-se de relacionar e avaliar as açõesque devem ser tomadas, escolher uma delas para perseguir um ou mais objetivos, fazer um plano para alcançar os objetivos.
Escolher um curso de ação entre as várias alternativas. Qual o melhor caminho? Trata-se de uma tomada de decisão, em que se escolhe uma alternativa e se abandona as demais. A alternativa escolhida se transforma em um plano para o alcance dos objetivos.
Implementar o plano eavaliar os resultados. Como iremos percorrê-lo? Fazer aquilo que o plano determina e avaliar cuidadosamente os resultados para assegurar o alcance dos objetivos, seguir através do que foi planejado e tomar as ações corretivas à medida que se tornarem necessárias.

Para fazer o planejamento é vital que se conheça o contexto em que a organização está inserida.

Benefícios do Planejamento

1.Foco e Flexibilidade. Uma organização com foco conhece o que ela faz melhor, conhece as necessidades de seus clientes e conhece como servi-las bem. Uma organização com flexibilidade opera dinamicamente e com um senso de futuro.
2. Melhoria na coordenação. Os diferentes subsistemas e grupos nas organizações, em que cada qual persegue uma variedade de objetivos em um dado período, precisam seradequadamente coordenados.
3. Melhoria no controle. O controle administrativo envolve medição e avaliação dos resultados do desempenho e a tomada de ação corretiva para melhorar as coisas quando necessário.
4. Administração do Tempo.

Tipos de Planejamento

Nível Organizacional
Tipo de Planejamento
Conteúdo
Tempo
Amplitude
Institucional
Estratégico
Genérico e Sintético
Longo Prazo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração Integrada
  • Administração integrada
  • Administração integrada
  • Administração integrada
  • Ed Administração Integrada
  • Gestâo integrada na administração pública
  • Desenvolvimento e Administração de Comunicações Integradas
  • Administração Integrada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!