Administração - história e conceito

Páginas: 7 (1703 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CAPITULO 2 - ADMINISTRAÇÃO: HISTÓRIA E CONCEITOS

Para começar irei falar um pouco sobre o início da administração científica, a primeira tentativa de se estudar deu ênfase a eficiência do trabalhador, que deveria ser obtida por meio de um modo correto de se fazer uma tarefa, eles afirmavam que o melhor estilo de administração depende do estilo de liderança do gerente em relação as necessidadesde liderança do gerente em relação as necessidades de uma situação específica.
Os primeiros textos sobre a administração datam do início da Revolução Industrial no século teóricos como Charles Babbage (1792-1871) afirmavam que o surgimento do mundo industrial iria requerer um estudo sistemático da administração de tarefas e da padronização das operações do trabalho, mas a tecnologia daInglaterra era inadequada para construir o motor analítico que Babbage propunha. Dessa forma suas idéias foram ignoradas até serem redescobertas pelo Pai da Administração Científica Frederick W. Taylor (1856 - 1915) na época as idéias de Babbage foram ignoradas por mais de meio século porque eles acreditavam que as habilidades em administração e liderança não eram passíveis de aprender, eram habilidadesherdadas.
Com a expansão da industrialização surgiu a necessidade de gerentes treinados e de uma teoria da Administração.
Em 26 de maio de 1886, Henry R. Towne (1844-1924), importante industrial apresentou um ensaio no qual chamava a atenção dos engenheiros para a necessidade de se realizar um estudo científico da administração de trabalhos, essa foi a primeira vez que se preconizou um enfoquecientífico no estudo da administração, Frederick Taylor e seus colegas nos Estados Unidos e Europa aceitaram o desafio de Towne e começaram a criar o que é conhecido atualmente como a Teoria da Administração.
Frederick Taylor foi uma pessoa dedicada, extremamente empenhada no estudo, na compreensão do trabalho e na melhoria da eficiência do trabalhador, ele criou um sistema chamado Estudo de Tempose Movimentos, ele acreditava que os funcionários alcançariam a eficiência se eles recebessem por peça produzidas, caso contrário os trabalhadores relaxariam.
FRANK (1868 - 1924) E LILIAN GILBRETH (1878 - 1972) foram contemporâneos , seguidores e muitas vezes, rivais de Taylor, ainda que aceitassem sua afirmação sobre a "Única maneira Correta" e a necessidade de usar o método científico deobservação e de medidas para analisar o trabalho, eles são considerados pioneiros no uso de estudos de movimentos, criaram um processo chamado "Simplificação de Tarefa" com esse processo ele procurava melhorar a eficiência de cada ação e reduzir o número de movimentos necessários para cada trabalhador realizar suas tarefas, embora Frank seja o mais famoso, sua esposa Lilian também foi pioneira no usode estudo e movimentos, porém foi excluída por um editos de livro que deu crédito apenas para Frank , em uma outra tentativa o editos insistiu para que seu nome fosse abreviado dando ênfase apenas ao sobrenome, de qualquer forma ela ficou famosa aplicando técnicas de administração científica em suas próprias atividades domésticas e por suas crônicas sobre sua vida e seus 12 filhos.
HENRY L. GANTT(1861 - 1919) acreditava que a ineficiência dos trabalhadores era, em grande medida, resultado da incapacidade da administração em formular padrões realistas, ele acreditava que os padrões do trabalho deveriam ser determinados pela observação e medição científica, ele é mais conhecido pelo Gráfico de Programação que leva seu nome, Gantt acreditava que os trabalhadores poderiam ser mais produtivosse recebessem algum incentivo real por meta ultrapassada, assim ele se diferenciou de Taylor que pagava por peça produzida que dava a cada trabalhador a mesma quantia por unidade produzida. Os sistemas de Gantt, pagamento por peça e produção são atualmente utilizados, Gantt defendia o incentivo ao trabalhador .
MARY PARKER FOLLET (1868 - 1933) uma das poucas mulheres presentes na Teoria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conceito de administração e seus impactos no decorrer da história.
  • A Administração Pública: uma análise de sua história, conceitos e importância.
  • Conceito de Administração
  • Conceitos da Administração
  • conceitos de administraçao
  • Administração/ conceitos
  • conceito da história
  • conceito de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!