ADMINISTRAÇÃO: HISTÓRIA, ATUALIDADES E PERSPECTIVAS

Páginas: 12 (2758 palavras) Publicado: 27 de março de 2014
ADMINISTRAÇÃO: HISTÓRIA, ATUALIDADES E PERSPECTIVAS


Introdução
Vivemos em uma sociedade composta por atividades voltadas para a produção de bens (produtos) ou para a prestação de serviços (serviços especializados). Para Chiavenato (2003, p. 2) todas as atividades devem ser planejadas, coordenadas, dirigidas e controladas dentro de organizações, não émesmo? E em todas as organizações observaremos a existência de pessoas e outros recursos materiais, financeiros, físicos, tecnológicos e mercadológicos. As pessoas dependem das organizações e estas dependem do trabalho das pessoas. Se você trabalha, consegue estabelecer bem esta relação. Chiavenato (2003, p. 2) também reforça que as pessoas nascem, crescem,aprendem, vivem, trabalham, divertem-se, são tratadas e morrem dentro das organizações. Porém, cada organização possui características particulares, sendo muito diferentes em sua essência, em seu tamanho, em sua cultura e até mesmo em seus objetivos. Assim sendo temos dois tipos de organizações:
• Organizações Lucrativas – empresas. • Organizações não-lucrativas – exército,igrejas, serviços públicos, entidades filantrópicas, organizações não-governamentais etc.

Todas as organizações devem ser administradas, e isto é fácil para você observar e entender. De acordo com a natureza, tamanho e complexidade de suas operações, haverá formas diferentes de administrá-las.
Podemos dizer, então, que a administração é a condução racional das atividades de umaorganização rumo aos seus objetivos, seja ela lucrativa ou não.
A administração trata do planejamento, da organização (estruturação), da direção e do controle de todas as atividades diferenciadas pela divisão de trabalho que ocorram em uma organização (CHIAVENATO 2003, p. 2). Assim, a Administração é imprescindível para a existência, sobrevivência e sucesso das organizações.Sem a Administração, as organizações jamais teriam condições de existir e crescer.
As funções destacadas no parágrafo anterior (planejamento, organização, direção e controle) constituem o processo administrativo. Em uma de nossas próximas aulas veremos, por meio dos estudos de Fayol, onde este conceito originou-se.
Vamos observar melhor essas funções?

1.1 A Teoria Geral daAdministração
A Teoria Geral da Administração é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo da Administração em geral, não se preocupando onde ela seja aplicada, se nas organizações lucrativas (empresas) ou se nas organizações não-lucrativas, ou seja,
[...] a administração revela-se, nos dias de hoje, como uma área do conhecimento humano impregnada de complexidades edesafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida, pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hierárquico de supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização. Pode trabalhar nas diversas especializações da Administração: seja a Administração da Produção (dos bens ou dos serviços prestados pelaorganização), Administração Financeira, ou Administração de Recursos Humanos, Administração Mercadológica ou ainda a Administração Geral. Em cada nível e em cada especialização da Administração, as situações são muito diferentes (CHIAVENATO, 2003, p. 2).
As organizações são muito diversificadas e diferenciadas, cada uma possuindo características que as diferenciam umas dasoutras, mesmo em segmentos de atividades similares. Para Chiavenato (2003, p. 2), não há duas organizações iguais, assim como não existem duas pessoas idênticas. Cada organização tem objetivos próprios, ramo de atividade específico, dirigentes e o seu pessoal. Cada uma tem problemas internos e sofre com alterações no ambiente externo, tem seu mercado, sua situação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A administração na atualidade
  • História e Atualidades
  • Perspectivas psicologicas da atualidade
  • A Mulher na atualidade e suas perspectivas
  • Atualidades e perspectivas da dança
  • Organizações: atualidade e perspectivas para o futuro
  • A administração e suas Perspectivas
  • Administração e suas perspectivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!