Administração financeira

Páginas: 14 (3386 palavras) Publicado: 1 de maio de 2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
ADMINISTRAÇÃO-EAD / POLO BAURU-NORTE

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA












UNIVERSIDADE ANHANGUERA


O que é Administração Financeira?
Segundo o Dicionário Houaiss, administração é o ato, processo ou efeito de administrar, de reger,governar, ou gerir negócios públicos ou particulares.
Conforme pesquisado no Caderno de Atividades a Administração é a ciência que estuda a obtenção e aplicação de recursos da melhor forma possível para alcançar os objetivos de uma organização. E é a Administração Financeira que traduz e analisa as atividades em valores financeiros, possíveis de serem medidos, comparados, planejados e redistribuídos.Na Administração Financeira, o objetivo primordial é maximizar os lucros das empresas com fins lucrativos e até mesmo em organizações sem fins lucrativos, pois elas também necessitam de uma boa Administração Financeira, é ela que controla as atividades de operações, investimentos e financiamentos das organizações. Ela também é responsável pela análise e concessão de créditos a clientes,análise do impacto de custos e despesas da organização e o estudo do encaixe do fluxo de caixa na política de prazos de compras, estoques e vendas.
O fluxo de caixa é também uma das ferramentas da Administração Financeira, pois é através dela que são visualizadas as necessidades de empréstimos de curto prazo para suprir os seus desencaixes. A Administração Financeira busca a prosperidade do negócio,mantém a organização competitiva no seu mercado, prove segurança em suas operações, aumentar o seu patrimônio e maximizar os seus lucros. Segundo Panegalli, “Ela é essencial para a sobrevivência e para sucesso de qualquer empresa, a qualquer tempo, com ou sem inflação, com ou sem recessão.”UNIVERSIDADE ANHANGUERA

O DINHEIRO E O TEMPO

Existe uma lei muito importante no mundo financeiro: O dinheiro tem valor no tempo.
O valor do dinheiro muda com o passar do tempo, pois quanto maior o período, mais influencia esse valor.
O valor do dinheiro no tempo engloba as finanças da empresa, como também as analises de investimentos, de carteirase finanças públicas e pessoais. É todo o processo de se calcular o valor do ativo passado, para o presente ou futuro.
O que compramos hoje, não terá o mesmo valor daqui a doze meses.
Também temos que considerar o capital presente em um dado período e as taxas inflacionárias ocorridas neste intervalo.
As influências dos agentes externos, a inflação presente em toda e qualquer economiacapitalista é um exemplo claro entre o tempo e o dinheiro.
Sabemos que a inflação é o aumento persistente e generalizado no valor dos preços.
Um mil reais em janeiro não valerá o mesmo daqui a um ano. Poucas pessoas conseguem explicar por que isso acontece. É aí que entram os juros. Os 1.000,00 reais hoje, vale mais que daqui a um ano porque esse capital poderia ficar aplicado em um banco, porexemplo, e render juros que seriam somados aos 1.000,00, resultando numa quantia maior que esse capital.
O juro é o valor do dinheiro no tempo. Os juros fazem com que uma determinada quantia hoje, seja equivalente a outra no futuro.
Para nos ajudar a calcular tudo isso temos a matemática financeira, que está diretamente ligada ao valor do dinheiro no tempo, que por sua vez está ligado àexistência da taxa de juros.
Os juros fazem a diferença, funcionam como um aluguel pago aos donos do capital. Numa economia de mercado, eles são essenciais e tem sua razão de ser.








UNIVERSIDADE ANHANGUERA

OS DIFERENTES TIPOS DE EMPRESAS – VANTAGENS E DESVANTAGENS

EMPRESA INDIVIDUAL | VANTAGENS...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração financeira
  • administração financeira
  • Administração financeira
  • Administração financeira
  • Administração financeira
  • Administração financeira
  • Administração financeira
  • Administração financeira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!