ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORCAMENTÁRIA

Páginas: 5 (1112 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA:

Introdução:
A contabilidade e o planejamento de uma empresa tem como principal fundamento a elaboração de informações para auxiliar os administradores na tomada de decisão, como esta explicito na apostila, orientando o empreendedor a atitudes que são vitais ao funcionamento e a lucratividade de uma empresa, por isso é imprescindível a qualidade destasinformações. As alterações na Lei n.11.638 (Lei das Sociedades Anônimas) de 28 de dezembro de 2007 traz aobrigatoriedade da elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) que é objeto desta pesquisa. A DFC é considerada uma ferramenta essencial na análise e controle financeiro e agora uma demonstração obrigatória para as Sociedades Anônimas juntamente com os demais relatórios exigidos pelalei.Mesmo as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) não tendo a obrigatoriedade de elaborar a DFC, a sua aplicação torna-se fundamental, pois é uma ferramenta que possibilita a identificação das entradas e saídas de moeda corrente bem como a visão antecipada do que pode ocorrer no caixa em determinado período de tempo.

Conceitos:
Fluxo de Caixa:

Manter um controle financeiro é essencial para asobrevivência da empresa,bem como a sua evolução e permanência no mercado. O fluxo de caixa surge como uma ferramenta peculiar, pois possibilita ao administrador planejar, controlar e analisar as receitas, despesas e investimentos em determinado período de tempo. Essa visão pode ser ainda antecipada através da projeção do fluxo de caixa, o qual será abordado no decorrer do estudo. Para Neto (2009), ofluxo de caixa é uma ferramenta prática de fácil elaboração e entendimento que demonstra as operações financeiras que serão realizadas pela empresa, facilitando a tomada de decisão.


A importância para a empresa da aplicabilidade do fluxo de caixa:

O fluxo de caixa visa proporcionar para as organizações segurança e agilidade em suas rotinas financeiras, já que é uma ferramenta queapresenta a real situação do caixa, contemplando os embolsos e desembolsos que fizeram com que o saldo variasse.

As informações contidas no fluxo de caixa podem ajudar os gestores a avaliarem a geração de caixa para o cumprimento das obrigações com terceiros, tais como distribuição de dividendos, pagamento de fornecedores, entre outros. Ainda de acordo com Ribeiro, através do fluxo de caixa é possívelidentificar as necessidades de financiamento, elaborar um planejamento para a captação destes recursos e finalmente revelar o efeito das transações de investimentos e financiamentos, origem versus aplicação.

A análise do fluxo de caixa permite a visualização antecipada de fragilidades no capital de giro em tempo hábil para tomar as medidas necessárias para a regularização, as principaisfinalidades da análise do fluxo de caixa são: avaliar alternativas de investimento; avaliar e controlar ao longo do tempo as decisões que são tomadas na empresa, com reflexos monetários; avaliar as situações presente e futura do caixa na empresa, posicionando-a para que não chegue a situações de iliquidez e certificar que os excessos momentâneos de caixa estão sendo devidamente aplicados. Pode-se,apontar que através da utilização do fluxo de caixa, a empresa poderá coordenar os recursos a serem usados pelas diversas atividades da empresa; identificar o prazo médio de contas a receber, contas a pagar, estoque e pagar as obrigações dentro do prazo de vencimento. É interessante ressaltar que, para o gestor financeiro, ter essa visão ampla da empresa faz com que esse controle seja facilitado.Analise da apostila:
Em uma determinada empresa fictícia, devemos levar em conta tais itens abaixo:
1 – Balanço Patrimonial;
2 – Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados;
3 – Demonstração do Resultado do Exercício;
4 – Demonstração dos Fluxos de Caixa; e
5 – Notas Explicativas
Todos esses relatórios tornam-se vitais para o funcionamento da empresa, principalmente no que se tende ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administraçao financeira e orçamentaria
  • Administração financeira e orçamentaria
  • Administração financeira e orçamentária
  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
  • administração financeira e orçamentaria
  • administração financeira e orçamentária
  • Administração Financeira e Orçamentária
  • Portifolio administração financeira e orçamentaria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!