Administração estratégica e vantagem competitiva

Páginas: 14 (3478 palavras) Publicado: 12 de novembro de 2012
Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E VANTAGEM COMPETITIVA

LUAN RODRIGUES DA CONCEIÇÃO HELOISA HELENA ROVERY DA SILVA JOVIRA MARIA SARRACENI

LINS – SP 2009

Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E VANTAGEMCOMPETITIVA

RESUMO

Este artigo propõe um estudo sobre o processo de Administração Estratégica e sua importância para as empresas nos dias de hoje. Apresenta de forma descritiva, o processo de Administração Estratégica, abordando suas etapas: Missão, Objetivos, Análise Externa, Análise Interna, Escolha Estratégica, Implementação Estratégica e Vantagem Competitiva. O artigo mostra como implantar oprocesso nas organizações, a fim de obter vantagens competitivas no mercado de trabalho, fazendo com que essas organizações adquiram sucesso em seus planos, além de comentar sobre os tipos de vantagens que as empresas podem obter, fazendo uso da administração estratégica em sua gestão.

Palavras Chave: Administração Estratégica, Vantagem Competitiva.

Generated by Foxit PDF Creator © FoxitSoftware http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

2

INTRODUÇÃO Com todas as mudanças e exigências que o mercado tem feito nos dias de hoje, torna-se necessário mudar a forma de gestão das empresas. Mudar o pensamento de estagnação que muitos gestores têm em mente. É preciso agir, buscando novas estratégias para a empresa, a fim de conseguir vantagens competitivas e ocupar uma posiçãode peso no mercado. O processo de Administração Estratégica auxilia na escolha de estratégias e implementação dessas mudanças, tendo esse artigo por objetivo, orientar gestores e interessados no tema, na implantação deste processo nas empresas. O artigo foi elaborado através do método de revisão bibliográfica abordando os seguintes autores: Porter (1992), Ansoff e McDonnell (1993), Vasconcelos eCyrino (2000), Wright, Kroll e Parnell (2001), Camargos e Dias (2003), Fernandes e Berton (2005), Barney e Hesterly (2007). 1 ESTRATÉGIA Para Ansoff e McDonnell (1993), estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisões, que direcionam o comportamento das organizações, estipulando o sentido do crescimento e do seu desenvolvimento, fazendo com que as empresas estruturem suas políticasoperacionais para o alcance de seus objetivos. A palavra é derivada do grego strategos, ou seja, “a arte do general”. Em tempos antigos, o termo era utilizado em guerras pelos militares com o intuito de transmitir a idéia de forças contra os inimigos. Segundo Fernandes e Berton (2005), Carl Von Clausewicz, pai da estratégia militar, utilizava três alvos estratégicos contra seus inimigos: forças, recursose a disposição para lutar que o inimigo possuía. Após isso era formulada a estratégia, visando vencer a guerra. Trazendo o conceito para o campo administrativo, o termo pode ser complementado para estratégia empresarial ou organizacional. Berton e Fernandes (2005) conceituam estratégia empresarial, como o conjunto dos propósitos, objetivos, metas, políticas e dos planos para concretizar Generated by Foxit PDF Creator © Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only.

3

uma situação anteriormente planejada, considerando as oportunidades oferecidas pelo ambiente e os recursos da organização. Para alcançar resultados consistentes aliados com a missão e os objetivos gerais da organização, as empresas utilizam-se de estratégias com foco em vantagem competitiva. Aformulação, implementação e controle estratégicos, segundo Wright; Kroll, Parmell (2001), dão suporte às organizações para o alcance dos resultados esperados. Segundo Barney e Hesterly (2007) raramente sabe-se quando uma empresa está aplicando a estratégia certa, e se esta irá realmente gerar uma vantagem competitiva. É preciso analisar com cautela as suposições para obter realmente tais vantagens e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração estrategica e vantagem competitiva resenha cap 3
  • Fundamentos da vantagem estratégica ou competitiva
  • Adm estratégica e vantagem competitiva
  • A gestão estratégica como vantagem competitiva
  • Administração
  • Administração estrategica e dinamica competitiva
  • A gestão estratégica de recursos humanos e a obtenção de vantagens competitivas
  • A IMPORTÂNCIA DAS ALIANÇAS ESTRATÉGICAS COMO FERRAMENTA COMPETITIVA NA ADMINISTRAÇÃO MODERNA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!