Administração escolar

Páginas: 5 (1088 palavras) Publicado: 29 de junho de 2012
Disciplina: Administração Educacional e Práticas Escolares





Resenha Crítica dos textos:
“A organização do trabalho na escola como fundamento da administração escolar: uma introdução ao debate sobre a gestão democrática da escola”, “Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: Espaços para a construção de Escola Pública Democrática” e “A organização da Gestão Escolar: Prática degestão coletiva”












Niterói
2011

Resenha Crítica


AZEVEDO, Neroaldo Pontes. Desafios da Organização e Gestão Escolar. Disponível em www.mp.go.gov.br. Acessado em 07 de outubro de 2011.


OLIVEIRA, Romualdo Luiz Portela. A organização do trabalho na escola como fundamento da administração escolar: uma introdução ao debate sobre a gestão democrática da escola. IDEIAS,n. 16, p. 114-124, 1993.


SILVA, Maria Beatriz Gomes da; BAIRROS, Mariângela Silveira. Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: Espaços para a construção de uma Escola Pública Democrática. Disponível em http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo5/organizacao_escola/modulo3/regimento_escolar.pdf. Acessado em 22 de setembro de 2011.


VILELA, Dilian Santos. A organização daGestão Escolar: Prática de gestão coletiva. Disponível em http://dilianvilela.bligoo.com.br/a-organiza-o-da-gest-o-escolar-pratica-de-gest-o-coletiva. Acessado em 22 de setembro de 2011.



O texto: A organização do trabalho na escola como fundamento da administração escolar: uma introdução ao debate sobre a gestão democrática da escola, de Oliveira (1993) traz a reflexão acerca das diversasteorias da Administração Escolar analisando seus enfoques no Brasil ao longo da história, assim como analisa os pontos de encontro e desencontro existentes entre a administração de uma escola e de uma fábrica, por alguns autores, e o surgimento da ideia da especificidade da natureza do trabalho pedagógico e a necessidade de uma administração também específica. Em seguida levanta ainda que osprincípios de auto - organização do trabalho surgida em resposta ao taylorismo, através das lutas históricas, nos deixou um legado sobre o qual foi possível começar a discutir sobre o que entendemos hoje ser uma gestão coletiva na escola. Discute também sobre a importância do Conselho de Escola Deliberativo como órgão máximo de decisão no interior de uma escola, no qual há a participação de toda acomunidade escolar, além de tratar ainda sobre as funções do diretor de escola e suas contradições.
O texto: Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: Espaços para a construção de Escola Pública Democrática de Bairros e Silva (2009) aborda a extrema relevância do Projeto Político Pedagógico assim como do Regimento Escolar como pilares para, como o próprio título do artigo diz, construção deuma escola pública democrática. As autoras destacam que ambos os documentos fazem parte da organização escolar e por isso devem andar em sintonia, visto que o PPP configura-se como referencial de escola desejada e o regimento é a transposição deste ideal para o dia-a-dia da escola, ou seja, a sua operacionalização. Fica pontuado também que a construção tanto do PPP quanto do regimento escolar devemse dar de forma democrática a fim de prezar pela transparência, facilitando assim a funcionalidade do trabalho realizado na escola através do reconhecimento da legitimidade destes documentos por toda a comunidade escolar partícipe desta construção.
O texto: A organização da Gestão Escolar: Prática de gestão coletiva de Vilela (2011) discute acerca das diferentes dimensões do trabalho doadministrador escolar, a saber: a função sociopolítica, a função pedagógica e a função técnico-admistrativa. A primeira diz respeito a capacidade de promover uma gestão participativa e intermediar as relações entre alunos, professores, funcionários, pais e comunidade de forma a concretizar ações que visem a qualidade da organização da escola e a conseqüente melhoria do trabalho pedagógico. A segunda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração escolar
  • Administração escolar
  • Administração escolar
  • Administração escolar
  • Administração escolar
  • Administraçao escolar
  • Administração Escolar
  • ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!