Administração em Engenharia da Segurança do trabalho

Páginas: 15 (3715 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
TRABALHO SOBRE GESTÃO DE SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL
Norma: OHSAS 18.001:2007

2 – PERGUNTAS:
2.1 – DISPOSIÇÕES GERAIS – NORMALIZAÇÃO E ASPECTOS LEGAIS:
2.1.1 – Qual o Órgão Responsável pela Elaboração dos Aspectos Legais
Envolvendo os Aspectos de SSO no Brasil?

No Brasil o órgão responsável pela elaboração dos aspectos legais relativos à Segurança e saúde no trabalho é o Ministériodo Trabalho e Emprego – MTE.

2.2 – CAMPOS DE APLICAÇÃO DA ESPECIFICAÇÃO OHSAS 18.001/99
2.2. – O que é a Especificação OHSAS 18.001?

A Norma OHSAS 18001 faz parte da série de normas para avaliação da segurança e saúde no trabalho, tendo sido desenvolvida em função de uma demanda de empresas e organizações por uma norma reconhecida para sistemas de gestão da Segurança e Saúde no trabalho, demaneira que seus sistemas de gestão possam ser avaliados e certificados com base nesta norma.
A partir da sua versão 2007 a OHSAS 18.001 deixou de ser uma especificação, ou documento como nas versões anteriores, e agora se autodenomina uma NORMA, refletindo o aumento da adoção da OHSAS 18.001 como base de normas nacionais para implantação de sistemas de gestão de segurança do trabalho e saúdeocupacional.

2.3 – ELEMENTOS DO SISTEMA DE GESTÃO DE SSO – OHSAS 18.001
2.3.1 – O QUE SIGNIFICA, NA PRÁTICA, O TERMO “SEGURANÇA E
SAÚDE OCUPACIONAL” ?

Na prática, o Termo Segurança e Saúde ocupacional se refere às condições ambientais e fatores de risco que afetam, ou poderiam afetar, a segurança e a saúde de funcionários ou de outros trabalhadores, visitantes ou qualquer outra pessoa nolocal de trabalho.

2.3.2 – O QUE É UMA POLÍTICA DE SSO?

A política de SSO é um compromisso assumido por uma organização baseado em objetivos e metas em Segurança e Saúde Ocupacional, e é um requisito da OHSAS 18001 (item 4.2 Política de SST).
A Alta Direção da organização deve estar comprometida e demonstrar liderança na condução dos processos descritos em sua política de SSO
A política deSSO da organização é o compromisso que estabelece metas e mantém a organização focada em seus objetivos para implementação e a melhoria contínua do seu sistema de gestão de SSO, com o objetivo de melhorar continuamente seu desempenho em Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
A Política de SSO é estabelecida pela Alta Direção com o objetivo de direcionar, planejar, implementar, manter e monitoraros objetivos e metas em todos os níveis e processos da organização.
Os objetivos e metas devem considerar o atendimento aos requisitos legais, requisitos normativos, requisitos do cliente e os requisitos da organização (Procedimentos, manuais, Instruções de Trabalho e demais documentos aplicáveis à organização)
Estes Objetivos e Metas devem ser mensuráveis e serem alvo de contínuo monitoramentoe obviamente possíveis de serem alcançados. Buscar atingir estes objetivos e metas é parte do processo de melhoria contínua e a busca pela excelência no processo de gestão de SSO, é conveniente que estes objetivos e metas sejam desafiadores porém factíveis.

A norma OHSAS 18.001:2007 especifica:

TERMOS E DEFINIÇÕES:

3.17 Política de SST

Intenções e princípios gerais de uma organização(3.14) em relação ao seu desempenho da SST (3.5), conforme formalmente expresso pela Alta Direção.
NOTA 1 – A política de SST fornece um arcabouço para a ação e para o estabelecimento dos objetivos de SST (3.13).


2.3.3 – COMO INICIAR UM SISTEMA DE GESTÃO EM UMA
ORGANIZAÇÃO QUE NÃO DISPÕE DE UM PROGRAMA SISTEMÁTICO
DE SSO?

O início de um sistema de gestão de SSO em uma organização devepartir de um estudo para levantamento dos riscos ambientais de SSO associados ao trabalho em todos os seus processos.
Este estudo deve ser baseado nas normas regulamentadoras do MTE.
A partir dos resultados deste levantamento a organização deve criar um sistema de documentação incluindo procedimentos, instruções de trabalho e demais documentações aplicáveis.
Os documentos, normas técnicas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração aplicada a engenharia de segurança do trabalho
  • ADMINISTRAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
  • Administração aplicada à engenharia de segurança
  • Administração aplica a engenharia de segurança
  • Engenharia de segurança do trabalho e elétrica
  • Engenharia Ambiental e de Segurança do Trabalho
  • Introdução à Engenharia de Segurança do Trabalho
  • Engenharia de segurança do trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!