Administração: do feudalismo aos dias atuais

Páginas: 5 (1074 palavras) Publicado: 13 de dezembro de 2012
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS JUAZEIRO DO NORTE

ADMINISTRAÇÃO: DO FEUDALISMO AOS DIAS ATUAIS

DIEGO ALEXANDRE RIBEIRO LIMA SAYONARA GUIMARÃES DE SOUSA

JUAZEIRO DO NORTE 2012

DIEGO ALEXANDRE RIBEIRO LIMA SAYONARA GUIMARAES DE SOUSA

ADMINISTRAÇÃO: O FEUDALISMO AOS DIAS ATUAIS

É buscado através deste trabalho fazer um estudo sobre osurgimento da administração bem como seu desenvolvimento no decorrer dos anos.

JUAZEIRO DO NORTE 2012

INTRODUÇÃO

Com o objetivo de organizar os estabelecimentos originados da Evolução Industrial, profissionais de áreas distintas buscaram soluções específicas para problemas antes não existentes. Com isto, a aplicação de métodos de outras ciências gerou os rudimentos da ciência daadministração. Também conhecida como Gestão de Empresas, a Administração é tem como base normas que tem função de regulamentar os elementos de produção. Com isso ela irá estudar, analisar e, se preciso, modificar os empreendimentos humanos em busca de resultados eficientes e eficazes que trarão retornos, lucrativos ou não, usando de responsabilidade socioambiental. Estudo administrativo propõe a existência deuma associação onde recursos e pessoas interajam em um mesmo ambiente, seja ele físico ou não, onde esta seja gerida em busca de um objetivo comum. Estas associações podem ser públicas, privadas ou mistas. Com ou sem lucratividade.

03

ADMINISTRAÇÃO: DO FEUDALISMO AOS DIAS ATUAIS

Com o surgimento das distintas organizações advindas do feudalismo através da criação dos feudos, onde grandespropriedades eram divididas em subseções criando-se a idéia de patrão e empregado, houve uma grande necessidade de uma nova ciência que pudesse resolver problemas antes não existentes. Iniciou-se então, um novo sistema de organização, uma nova ciência: a administração. No termino do Feudalismo para o início do Capitalismo, um novo processo de produção se estruturou: a manufatura. Com isto, osoperários vendem seu trabalho, gerando conseqüentemente o lucro. A partir disto, as organizações aperfeiçoaram-se, em um processo contínuo em busca de resultados que assegurassem os lucros dos proprietários. Porém as limitações de transporte e comunicação acabaram por retardar o crescimento das primeiras empresas e manufaturas, como conseqüência as técnicas de administração desenvolvidas até ali nãoforam suficientes para melhorar seus desempenhos. Entretanto, num novo panorama a Revolução Industrial modificou este cenário. As empresas antes limitadas e pequenas, cresceram e tornaram-se cada vez mais complexas e o aperfeiçoamento das técnicas de administração trouxeram aumentos e lucros na quantidade e na qualidade da produção e dos produtos. Surgiu as economias em escalas, onde se reduz ocusto de uma unidade do produto à medida em que a quantidade de produção cresce. Essas economias levaram os administradores a buscarem produções em massa, o que gerou um intenso estudo na busca da eficiência dos processos de produção e na redução do custo.

04

EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

A Administração Sistemática iniciou-se com Adam Smith, que afirmava que a administração dasfábricas eram caóticas e desorganizadas. Afirmava também que suas idéias iriam sistematizar-las. Essa administração enfatizava as operações econômicas através de uma assessoria adequada e da manutenção dos estoques que atenderiam à demanda dos consumidores junto a um controle organizacional. Já Frederick Taylor, na Administração Científica, descobriu que a ineficiência e as perdas advinham de umaprodução e pagamentos ruins. E que as empresas possuíam um grande potencial nunca utilizado, uma falha da Administração Sistemática. Surgiu a Burocracia através da publicação do livro de Max Weber que mostrou como administração por si mesma poderia ser mais eficiente. Com a Burocracia os resultados diferentes poderiam ser eliminados através de uma organização em que os seus administradores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração nos dias atuais
  • Administração nos dias atuais
  • A administração na ditadura e nos dias atuais
  • a administração da produção e operações nos dias atuais
  • Administração de taylor e fayol dias atuais
  • Nos Dias Atuais
  • Nos dias atuais
  • dias atuais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!