Administração de rh x administração de pessoal

Páginas: 7 (1524 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
RESUMO
Este Trabalho apresenta as diferenças entre a Administração de Pessoal X Administração de Recursos Humanos (ARH), mostrando as características multivariadas e contingenciais da ARH, bem como as dificuldades e objetivos e também a evolução e o novo perfil da área de Gestão de Pessoas, que hoje, sem dúvida é responsável pela excelência das organizações bem sucedidas.

1. INTRODUÇÃO
OTradicional Conceito de RH ainda é praticado em muitas organizações e empresas, mas com o tempo, ele deixou de ser um simples departamento para tornar se o principal personagem de transformação dentro da organização. Atuava-se de forma mecanicista, onde o empregado enxergava a relação como obediência, à tarefa, ao chefe e o controle era centralizado. Atualmente os então empregados são chamados decolaboradores, os chefes são chamados gestores. A gestão de pessoas visa à valorização dos profissionais e do ser humano, diferente do que pensa o setor de Recursos Humanos, que visava a técnica e mecanicismo do profissional.

2. O CARATER MULTIVARIADO E CONTINGENCIAL DA ADIMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS.
Conforme CHIAVENATO (2009) A Administração de Recursos Humanos (ARH )é uma áreainterdisciplinar: que envolve os conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Direito do trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho etc. Os assuntos normalmente tratados em ARH referem-se a uma multiplicidade de campos de conhecimentos: fala-se em aplicação e interpretação de testes psicológicos e entrevistas, plano de carreiras, desenho de cargos e daorganização, satisfação no trabalho, absenteísmo e salários e encargos sociais, mercado, lazer, incêndios e acidentes, disciplina e atitudes, interpretação de leis trabalhistas, eficiência e eficácia, estatísticas, responsabilidade no nível de supervisão, auditoria e muitos assuntos diversificados.
Os assuntos tratados pela ARH referem-se tanto a aspectos internos da organização (abordagem introversivada ARH), como a aspectos externos ou ambientais (abordagem extroversiva da ARH).
Algumas técnicas de ARH são aplicadas diretamente a pessoas que constituem os sujeitos de sua aplicação. Outras técnicas, como as resumidas na figura 2, são aplicadas indiretamente às pessoas, seja através de cargos que ocupam, seja através de planos ou programas globais ou específicos,

Figura 1- Fonte:CHIAVENATO, Idalberto – A Administração de Recursos Humanos 2009,

Figura 2 - Fonte CHIAVENATO, Idalberto – A Administração de Recursos Humanos 2009

Segundo CHIAVENATO (2009), algumas técnicas de ARH visam à obtenção e ao fornecimento de dados, enquanto outras são basicamente decisões tomadas sobre dados, tanto pode referir-se ao nível individual, como grupal, departamental organizacional emesmo ambiental da organização.
Não há leis ou princípios universais para a gestão dos recursos humanos. A ARH é contingencial, ou seja, depende de fatores como o ambiente, tecnologia empregada pela organização, de políticas e diretrizes, da concepção existente na organização e, sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis. Pois o mundo é feito de mudanças e à medida quemudam esses elementos, muda a forma de administração. Com isso o caráter contingencial ou situacional não se compõe de regras rígidas, mas sim de regras altamente flexíveis e adaptáveis, sujeita a um desenvolvimento dinâmico.
3. POLITICA DE RECURSOS HUMANOS
Conforme CHIAVENATO (2009) Em função da racionalidade organizacional, da filosofia e cultura organizacional, surgem às políticas. Sãoregras estabelecidas para governar funções e assegurar que sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados.
As políticas de recursos humanos referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros, e, por intermédio deles, alcançar os seus objetivos, e variam grandemente de acordo com cada organização, cada uma desenvolve a política de RH mais adequada as suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • AS ESCOLAS DE ADMINISTRAÇÃO X GESTÃO DE PESSOAL
  • ANÁLISE DO PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL E A IMPORTÂNCIA DO RH NAS ORGANIZAÇÕES
  • A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA DO PROFISSIONAL DE RH NA ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
  • Administracao de Pessoal
  • administração de pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de Pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!