ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

Páginas: 5 (1145 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
RESUMÃO
A administração de materiais reflete as compras, armazenamento e distribuição de materiais para que o setor não pare e continue operando de forma contínua e eficiente.
Viana (2000) salienta que o objetivo da Administração de materiais é determinar quando e quanto adquirir para repor o estoque, o que determina que a estratégia de abastecimento sempre seja acionada pelo usuário a medidaque, como consumidor, ele detona o processo.
Esses objetivos podem ser mais bem visualizados no quadro 1:
PROCEDIMENTO ESCLARECIMENTO
O que deve ser comprado: Implica a especificação de compra, que traduz as necessidades da empresa
Como deve ser comprado: Revela o procedimento melhor recomendável
Quando deve ser comprado: Identifica a melhor época
Onde deve ser comprado: Implica oconhecimento dos melhores segmentos de mercado
De quem deve ser comprado: Implica o conhecimento dos fornecedores da empresa
Por que preço deve ser comprado: Estabelece a quantidade ideal, por meio da qual haja economia na compra

Os materiais em geral representam a maior parcela de custo de produtos acabados, mostrando que são responsáveis por aproximadamente 52% do custo do produto numa média empresae, em alguns casos, podem chegar a 85%. O investimento em estoque de materiais é tipicamente de 1/3 do ativo de uma empresa (Pozzo, 2004).

As atividades compõem a administração de materiais visando assegurar que a organização disponha de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades
Costin (2010, p.183) reforça que a administração de materiais é uma área da gestão que visaassegurar que a organização disponha de modo contínuo, dos insumos necessários para suas atividades e elenca cinco elementos fundamentais para gestão de recursos materiais: (1) qualidade do material; (2) quantidade necessária; (3) prazo de entrega; (4) preço e (5) condições de pagamento.

Na Administração Pública o inventário é obrigatório, pois a legislação estabelece que o levantamento geral de bensmóveis e imóveis terá por base o inventário analítico de cada unidade gestora e os elementos da escrituração sintética da contabilidade (art. 96 da Lei Federal n° 4.320, de 17 de março de 1964). O Inventário é o ato de arrolar e descrever, coordenadamente, todos os bens e valores do Patrimônio, num determinando instante, e possui como finalidade apurar o valor exato e real dos bens e valores doPatrimônio num determinado momento .
De acordo com Correia (2009), o Inventário pode ser:
■■ Anual – com a finalidade de comprovar a quantidade e o valor dos bens patrimoniais do acervo de cada Unidade Gestora, existente em 31 de dezembro.
■■ Inicial – quando da criação de uma unidade, para identificação e registro dos bens sob sua responsabilidade.
■■ Transferência de Responsabilidades –realizado quando da mudança do dirigente da Unidade Gestora.
■■ Por extinção ou transformação – quando da extinção ou transformação da unidade gestora.
■■ Eventual – realizado em qualquer época, por iniciativa do dirigente da unidade ou por iniciativa do órgão de fiscalização.
A Gestão Patrimonial é conjunto dos bens móveis permanentes (com vida útil superior a dois anos) e imóveis que, quandopostos em uso, não estão sujeitos a danificações imediatas. Dentre os bens móveis permanentes estão às mobílias, equipamentos e utensílios, sendo uma das responsabilidades do administrador de patrimônio, fazer o acompanhamento através dos bens móveis que compõem o acervo patrimonial do ente público, tanto através da gestão operacional quanto da gestão administrativa . Correia (2009) diz que, gestãopatrimonial é o processo de aquisição, registro, conservação, e controle do acervo de bens permanentes de um órgão público ou que tenha este tipo de controle exigido regimentalmente.
A Gestão Patrimonial é conjunto dos bens móveis permanentes (com vida útil superior a dois anos) e imóveis que, quando postos em uso, não estão sujeitos a danificações imediatas. Dentre os bens móveis permanentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • administração de recursos patrimoniais e materiais
  • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
  • administraçao de materiais e recursos patrimoniais
  • administração de recursos materiais e patrimoniais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!