Administração de recursos humanos

Páginas: 13 (3156 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2012
As Tendências na Área de Administração de RH
A variável humana tem sido como ponto crítico das empresas em todo programa de expansão, de melhoria da qualidade, de incremento da produtividade, de focalização no cliente, de competitividade etc. Quase sempre, as pessoas constituem para as empresas o desafio crucial no alcance e na manutenção de padrões elevados de qualidade, produtividade ecompetitividade. E, ao mesmo tempo, as pessoas constituem a vantagem competitiva que representa o algo mais que uma empresa pode oferecer ao mercado e se mostrar competitiva.

Assim, as pessoas podem tanto constituir o problema como pode constituir a solução. O desafio ou a oportunidade. As duas faces da mesma moeda. É que as pessoas são incrivelmente diferentes em suas características individuais edotadas de um formidável elenco de potencialidades que dificilmente são localizadas e exploradas pelas empresas na plenitude. Mas, sempre e sempre, são as pessoas que fazem a diferença e personalizam a empresa e a fazem distinguir-se de todas as demais.

Mas, para que isto aconteça, é necessário que as pessoas sejam selecionadas, integradas socialmente, treinadas, desenvolvidas, lideradas,motivadas, comunicadas, avaliadas, remuneradas, recebam retorno do seu desempenham, participem nas decisões que as afetem direta ou indiretamente e possam externar seu ponto de vista etc.
Sobretudo quando podem utilizar a sua matéria-prima mais nobre e sofisticada, mas inexplicavelmente a menos solicitada: a cabeça com qualidade. E isto é a nova tarefa da ARH. Contudo, o objetivo da ARH é demasiadocomplexo e grande demais para ficar apenas em algumas poucas mãos ou em poucos cérebros.

Dentre as tendências mais marcantes na área de ARH estão as seguintes:

1- Uma nova filosofia de ação.
A denominação Administração de Recursos Humanos deve desaparecer, ceder lugar a nova e recente abordagem: a administração das pessoas. Para ser mais preciso, gerenciar pessoas, pois isto é cada vez mais umaresponsabilidade da gerência média. Nessa abordagem, as pessoas são consideradas seres humanos e não simples recursos empresariais. Suas características e diferenças individuais são consideradas e respeitadas, pois elas são dotadas de personalidades singulares, de inteligência e de aptidões diferenciadas, de conhecimentos e habilidades específicos. Mais ainda. Em algumas organizações maisavançadas, não se fala mais em administrar ou gerenciar pessoas, pois isso poderia significar que as pessoas são agentes passivos e dependentes das decisões vindas de cima. Fala-se agora em administrar com as pessoas como se elas fossem parceiras do negócio e não simplesmente elementos estranhos e separados da organização, como se existisse um fosso entre ambas ou um balcão que separasse o que é daempresa e o que é das pessoas que nela trabalham. Isso tem um novo significado. As pessoas em todos os níveis da organização são consideradas os parceiros que conduzem os negócios da empresa, utilizam a informação disponível, aplicam suas habilidades e conhecimentos e tomam decisões mais adequadas para garantir e obter resultados desejados. Essa passa a ser a grande diferença, aliás, o grandediferencial, a vantagem competitiva obtida por meio das pessoas. Existe uma tendência para o conselho de que o principal cliente da empresa é o seu próprio funcionário, daí o surgimento do Endomarketing®, ou seja, marketing interno, cujo objetivo é manter funcionários estreitamente informados sobre as filosofias, políticas e objetivos da empresa. Integrá-los por meio de programas amplos e abrangentes,assisti-los convenientemente em suas necessidades e aspirações, desenvolver esforços para que as pessoas se sintam orgulhosas de pertencer e colaborar com a empresa por meio de relações dinâmicas de intercâmbio. Daí também, a administração holística, que procura visualizar o homem dentro de um contexto organizacional totalmente humano e não mais como uma peça ou componente qualquer de sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de recursos humanos
  • Administração de recursos humanos
  • Teoria da administracao e recursos humanos
  • Rh
  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
  • SIMULAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • Evolução administração de recursos humanos
  • Atps administração de recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!