Administração de recursos humanos

Páginas: 10 (2489 palavras) Publicado: 17 de maio de 2011
1 INTRODUÇÃO
O Assédio Moral se identifica como uma situação extremamente maléfica que muitas vezes ocorre na empresa, e que causa um prejuízo singular tanto para o empregado que fica sujeito ao assédio, como para a própria empregadora que pode ter seu desenvolvimento e resultados comprometidos.
Diante disto, apresenta-se este trabalho que se constitui em uma exposição/reflexão sobre o AssédioMoral, no qual se registra sobre suas características e conseqüências, como identificá-lo e, principalmente, como saná-lo no dia-a-dia empresarial, a partir da realização de uma pesquisa bibliográfica e, fontes impressas e on-line.
O Assédio Moral integra as preocupações e tomada de decisões da Administração de Recursos Humanos, na organização.

2 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS: ASSÉDIOMORAL NO AMBIENTE PROFISSIONAL

O Assédio Moral, na empresa, se constitui no que define Barreto (2003, p. 51): “O assedio moral está vinculado à humilhação e ‘sentir humilhado’ é sentir-se inútil, incapaz, inferior, fracassado [...]”.
De acordo com o mesmo autor, os efeitos do assédio moral na saúde dos trabalhadores são diversos; e inúmeros são as doenças causadas tais como a hipertensão arterial,distúrbios digestivos, alcoolismo, vicio em drogas proibidas, estresse, agravamento do diabetes e tantos outros males que se instalam. Além do cansaço constante, falhas na memória, etc.; manifestam-se ainda problemas psíquicos que podem alterar o comportamento e modificar a personalidade, perda da auto-estima e até mesmo levar o trabalhador ao suicídio. Os trabalhadores perturbados podem vir aperder a concentração e causar acidentes, pois os mesmos ficam totalmente desestabilizados.
No que diz respeito ao caráter coletivo, o autor Barreto (2006) reflete ainda uma observação de extrema importância, nem sempre e observado habitualmente, pois o assédio moral pode gerar uma desestabilização em toda a equipe de trabalho dentro de uma empresa, ainda que o assédio não seja direcionado a todosos trabalhadores, os demais se sentem, de alguma forma atingidos, mas não se manifestam por medo de sofrerem perseguições, represálias e principalmente de serem demitidos, instaurando-se assim um clima de terror psicológico no ambiente do trabalho.
Para os autores Hirigoyen (2002, p. 66) e Zabala (2003, p. 34), o assédio moral causa uma guerra psicológica e está relacionado ao "psicoterrortrabalhista" que pode ser exercido não apenas pelo chefe como também por companheiros de trabalho, tornando a atmosfera do ambiente de trabalho algo insuportável e que reflete na saúde dos trabalhadores envolvidos.
O assédio moral reflete ainda um problema social, pois “muitas vezes, esses conflitos se estendem ao ambiente familiar ou mesmo as relações com amigos, reproduzindo, a distancia, ashumilhações sofridas no ambiente de trabalho” (BARRETO, 2003, p. 52).
O assédio moral vem atingindo os trabalhadores em várias partes do mundo. Barreto (2003) cita como exemplos as porcentagens de trabalhadores afetados em alguns países tais como Reino Unido, com 16, 3% , Suécia 10,2%, Franca 9,9%,Irlanda 9,4%,Alemanha 7,3%, Espanha 5,5%, Bélgica, 4,8%, Grécia, 4,7%, Itália 4,2%.19.
No Brasil destacaainda o estudo de Barreto (2003), resultado principalmente das entrevistas realizadas com 2072 trabalhadores em 97 empresas, (sendo que 42% apresentaram histórias de humilhação no trabalho), dos empregados adoecidos no trabalho em virtude de terem sido vitimas do assedio moral, relatando ainda o prejuízo a saúde de todos os trabalhadores envolvidos e as conseqüências que causam no ambiente dotrabalho.
Apesar dos números alarmantes, elencados na pesquisa de Barreto, o autor considera que, em 2003, que já preconiza o assédio moral entre trabalhadores e no ambiente de trabalho, ainda existem poucas legislações que normalizam o assédio moral no ambiente de trabalho como crime, mesmo tendo sua inclusão no Código Penal. O autor cita que, no município de São Paulo, há uma lei municipal de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de recursos humanos
  • Administração de recursos humanos
  • Teoria da administracao e recursos humanos
  • Rh
  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
  • SIMULAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
  • Evolução administração de recursos humanos
  • Atps administração de recursos humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!