Administração de produção

Páginas: 37 (9141 palavras) Publicado: 17 de junho de 2011
Capítulo 1

Administração da Produção

INTRODUÇÃO

A administração da produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços. Tudo o que você veste, come, senta em cima, usa, lê ou usa na prática de esportes chega a você graças aos gerentes de produção que organizaram sua produção. Todos os livros que você toma emprestado da biblioteca, os tratamentos recebidosno hospital, os serviços esperados das lojas e as aulas na universidade também foram produzidos. Embora nem sempre as pessoas que supervisionaram sua "produção" são chamadas gerentes de produção, isso é o que elas realmente são. São esses os objetivos desta disciplina: abordar tarefas, problemas e decisões tomadas pelos gerentes de produção que proporcionam os serviços e produtos dos quais todosnós dependemos. Neste capítulo introdutório, examinaremos a natureza global da administração da produção e as atividades dos gerentes de produção. O modelo desenvolvido para explicar o assunto é mostrado na Figura 1.1.

[pic]
Figura 1.1

OBJETIVOS

Este capítulo examinará:

• a parte exercida pela administração da produção nas organizações;
• a posição da funçãoprodução na estrutura de uma organização;
• como o modelo input-transformação-output pode ser usado para descrever todos os tipos de produção, independentemente do que eles produzem;
• os conceitos de macro e microoperações e de cliente interno – relacionamentos com fornecedores;
• os muitos diferentes tipos de operações e como elas podem ser classificadas em quatro dimensões;
• asatividades dos gerentes de produção.

Administração eficaz da produção

A administração da produção é, acima de tudo, um assunto prático que trata de problemas reais. Assim, vamos iniciar o exame do assunto com um exemplo prático de uma organização que é conhecida pela originalidade de sua produção.

IKEA

A IKEA é um varejo de móveis com uma diferença. Com cerca de 100 lojasgigantes operando em cerca de 15 países, tem desenvolvido sua própria maneira especial de vender móveis que parece impressionar aos consumidores de todas as nacionalidades. Tipicamente, os consumidores da IKEA passam entre uma hora e meia a duas horas na loja - bem mais do que nas lojas de móveis rivais. Uma razão importante para isso é a eficácia da forma como organiza suas lojas. Todas sãoiguais nos aspectos mais importantes, em todo o mundo. O design e a filosofia das operações de suas lojas reproduzem o negócio original iniciado ao sul da Suécia por Ingvar Kampradt nos anos 50. Naquele tempo, Kampradt foi bem sucedido na venda de móveis através de catálogo. Em resposta aos pedidos dos consumidores para que tornasse mais fácil a visualização de alguns de seus móveis, construiu umshowroom em Estocolmo, não no centro da cidade onde o terreno era caro, mas em suas redondezas. Em vez de comprar displays caros, ele, simplesmente, organizou os móveis, mais ou menos, na disposição em que se encontrariam nos ambientes domésticos. Também, em vez de transportar os móveis do depósito para o showroom, pedia que os consumidores os retirassem diretamente do armazém. Essa abordagem"anti-serviço", como foi descrita, é a base das lojas IKEA de hoje.

Os móveis lKEA representam ''valor pelo dinheiro" com ampla variedade de escolha. Geralmente, são projetados para ser estocados e vendidos "encaixotados", mas de montagem fácil pelos consumidores. Todas as lojas são projetadas em torno do mesmo conceito de serviço: facilidade de localização, estacionamento, movimentação em seuinterior e simplicidade para fazer o pedido e retirar os bens adquiridos.

Na entrada de cada loja, há grandes quadros de avisos que proclamam a filosofia da lKEA e orientam os consumidores ainda não acostumados com a loja. Catálogos estão também disponíveis nesse ponto, mostrando ilustrações, dimensões e variedade de produtos disponíveis. Talvez, mais importante para os compradores com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
  • Administração de produção
  • Administração da produção
  • Administração da produção
  • administração de produçao
  • ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
  • Administração da Produção
  • Administração da produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!