administração de pessoas

Páginas: 5 (1043 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014




FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO DE RONDONÓPOLIS
ADMINISTRAÇÃO





DESENVOLVENDO PESSOAS














RONDONOPOLIS-MT
2012


RONDONOPOLIS-MT
2012
INTRODUÇÃO
Os processos de desenvolver pessoas esta intimamente ligada à educação. Segundo Chiavenato (2008) todo e qualquer modelo de formação, capacitação, educação, treinamento ou desenvolvimento deve assegurar aoser humano a oportunidade de ser aquilo que pode ser a partir de suas próprias potencialidades, inatas ou adquiridas.
Está relacionado com as atuais habilidades e capacidades exigidas pelo cargo. Sua orientação é ajudar os empregados a utilizar suas principais habilidades e capacidades para serem bem-sucedidos.
Em outras palavras, o conhecimento só será produtivo se for aplicado, e criar umadiferença, produzir resultados, melhorar processos, adicionar valor e gerar riqueza.



















DESENVOLVIMENTO
*TREINANDO PESSOAS
No sentido mais amplo da palavra, treinamento significa: habilitar pessoas em algo que ainda não sabem fazer ou mesmo em algo que não fazem tão bem.
Na pré-História, os seres humanos já treinavam suas habilidades de caça e pesca,repassando seu aprendizado de forma teórica e prática e, desta forma, ensinavam e aprendiam uns com os outros. Atualmente, nas grandes empresas, esta missão já foi incorporada definitivamente como atribuição das lideranças organizacionais em todos os níveis. O treinamento deixou de ser um papel do setor de RH - que funciona, no momento, como apoio técnico, formado por consultores especialistas noacompanhamento destas atividades - para ser algo fundamental na competência gerencial.
A competitividade dos dias atuais trouxe mudanças no cenário profissional, principalmente no papel do líder. Este passou a ser chamado de Coach (treinador), representando aquele que treina, desenvolve e acompanha.
É perfeitamente visível que profissionais com esta habilidade têm se destacado através dos váriosresultados positivos que emergem de uma equipe bem treinada. Este tem sido um desafio para os líderes atuais, que muitas vezes detêm o conhecimento técnico e até acreditam que são ótimos educadores, porém não enxergam de imediato entre os resultados que são exigidos e o conteúdo que estão repassando para suas equipes de trabalho.
Muitas vezes, o aumento de rejeitos ou até mesmo um número expressivo dehoras-extras, podem estar diretamente ligados à falta de um treinamento simples. Porem deve-se ter qualidade neste treinamento, pois os colaboradores que saem de um treinamento técnico sem uma linguagem clara e objetiva tendem a se confundir e até aumentar os resultados indesejáveis.

Segue abaixo dez dicas para se ter um treinamento eficiente:

1- Tenha em mente que treinar não se resume arepassar simplesmente um material que foi passado para você. Conceba algumas mudanças e torne este material mais agradável e com uma linguagem que sua equipe entenda.
2 - Tenha um compromisso com o aprendizado da equipe, ou seja, desenvolva o poder do pensamento criativo. Use métodos construtivistas, fale de conceitos em que todos acreditam e dê exemplos do dia-a-dia.
3 - Jamais ignore o conteúdoemocional e intelectual da equipe. Bons educadores aprendem no momento em que estão atuando.
4 - Tenha sempre um plano alternativo. No caso de seu treinamento ser extremamente técnico, não deixe que ele fique monótono, nem perca o foco. Observe sempre a fisionomia das pessoas ao seu redor.
5 - Conheça e experimente técnicas de dinâmica de grupo, principalmente as de quebra-gelo, pois elas ajudam aprender a atenção e a despertar a equipe.
6 - Utilize recursos diversos. Filmes, músicas e textos servem de estímulo e exercitam o pensamento criativo dos participantes.
7 - Não esqueça que seus olhos precisam brilhar no momento em que você treina. Esta atividade deve ser prazerosa para você também.
8 - Elabore uma forma simples, porém eficaz, de acompanhar posteriormente como estão sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Pessoas
  • Administração de Pessoas
  • Administração de pessoas
  • administraçaõ de pessoas
  • Administração de pessoas
  • Administração de Pessoas
  • Administração de pessoas
  • Administração de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!