Administração de Pessoas

Páginas: 4 (928 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Abraham Maslow, o famoso psicólogo americano que, mesmo não sendo faraó, ficou mundialmente conhecido pelo estudo que se chamou Pirâmide das Necessidades Humanas, foi um pesquisador do comportamentohumano.
Iniciou seu trabalho buscando as razões por que as pessoas não são felizes. Chegou ao ponto em que reconheceu não ser este o alvo ideal de sua procura. Mudou de rumo.  Deixou de lado aspessoas com distúrbios de comportamento e começou a investigar gente que se sentia realizada. Queria saber o motivo disto.
Após anos de estudos ele concluiu que as pessoas realizadas têm algo em comum:excelente visão de si mesmas, amor próprio e autoconfiança em altos níveis. Maslow acabou constatando que apenas 1% da população se sente realizada a estes níveis.
Segundo ele, estas pessoasapresentam características sui generis. A principal é que o mundo material não lhes oferece prazer que se iguale aos instantes em que experimentam liberdade interior e uma poderosa capacidade de se contentarcom as coisas que têm.
Ele também descobriu que não é preciso viver em um mosteiro para chegar a este ponto. Basta ser ajustado em relação às posses materiais a ponto de ver nelas “meios”, e não“fins”.
Pessoas verdadeiramente felizes não têm no dinheiro sua prioridade. Elas precisam dele para viver e prover suas necessidades. Mas seu posicionamento não é de submissão. Elas almejam sempre àssituações elevadas e cujo valor não se restringe ao material. Talvez por isso – coincidência ou não – elas consigam dinheiro com maior facilidade.

Esta teoria parte do princípio de que o comportamento de umindivíduo em determinado momento é acionado a fim de buscar satisfação de uma necessidade que, ainda que coexista com diversas outras, está naquele momento se 
manifestando com mais intensidade.Maslow pressupõe que uma necessidade surge após a satisfação das outras mais prementes. Considera ainda que as necessidades tem valor ou caráter de emergência com dois princípios básicos:

(a)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Pessoas
  • Administração de pessoas
  • administraçaõ de pessoas
  • Administração de pessoas
  • administração de pessoas
  • Administração de Pessoas
  • Administração de pessoas
  • Administração de pessoas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!