administração de pessoal

Páginas: 30 (7500 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO
A relação construção e meio ambiente não se resume apenas à edificação em si, vez que há toda uma cadeia produtiva da indústria da construção, chamada de CPIC. O impacto ambiental causado por essa cadeia incide ao longo de todas as etapas e atividades, desde a ocupação da terra, da extração da matéria-prima, do beneficiamento desses insumos, a produção de componentes e derivadosdessa matéria prima. O transporte, o processo construtivo e o produto final, ao longo de seu ciclo de vida até o descarte final, quando começa um novo ciclo.
A CPIC é uma cadeia circular que não se finda na construção em si, pois começa na exploração dos recursos naturais para a construção e, depois de efetivada a construção, começa o ciclo da manutenção e posteriormente da desconstrução. Ocorre que,ao longo desse processo, além do desperdício de energia (água, energia elétrica, combustíveis etc.) os resíduos são gerados excessivamente e descartados de forma irregular.
A preocupação com o impacto causado pela indústria da construção civil no meio ambiente tem sido notada desde a Eco-92 e do protocolo de Kyoto. O International Council for Research and Innovation in Building Construction vemtrabalhando na elaboração da Agenda 21 voltada para a construção sustentável, que muito evoluiu desde a sua criação.
Foi na década de 1990 que os Conselhos começaram a utilizar o conceito de desenvolvimento sustentável focado para a construção sustentável e os impactos causados por esse segmento. (CIB, 2000)
Os resíduos, sobretudo os da desconstrução, quando descartados próximos a habitatsnaturais, tendem a atrair, além de roedores, moscas que transportam uma infinidade de doenças. Para alguns especialistas os entulhos atraem ratos selvagens, transmissores da hantavirose. Para outros a preocupação está na leptospirose e nas conseqüências das mordeduras de ratos, especialmente no que diz respeito às infecções provenientes das mordidas.
Nas grandes metrópoles, tais resíduos não seencontram apenas em beira de córregos afastados, em terrenos baldios ou ruas não pavimentadas. É possível ver entulhos jogados nas calçadas dos bairros em espaço totalmente urbano. Isso ocorre em conseqüência da enormidade de “carroceiros” que por uma quantia mínima se propõem a carregar o entulho e, sem nenhum pudor ou responsabilidade, jogam-no na primeira calçada que encontram. Os contratantes dos“carroceiros” são tão, ou mais responsáveis por essa agressão ambiental, uma vez que eles têm conhecimento de que o descarte será irregular.
Determinadas capitais do Brasil instituíram as “caçambas” cadastradas para despejo dos resíduos da construção civil.
O processo de construção considera como fatores competitivos o tripé – custo, qualidade e tempo -(CIB 2000). A cadeia a construção não tem umadimensão precisa, mas o seu ciclo é enorme, assim como o volume e a quantidade de materiais processados e aplicados, interferindo substancialmente no meio ambiente..
Segundo (BURSZTYN M. , 1995) a maioria do espaço construído, produziu-se sob a lógica econômica capitalista, cuja ideologia se prende ao fato de que a natureza é um meio de produção de riquezas (p.100).
O paradigma do Capital é odesenvolvimento a qualquer custo, englobando-se nos últimos tempos o conceito de tecnologia, empregados para responder as exigências de acumulação de capital, por vias do crescimento e produtividade. Esse processo [o de acumulação de capital] é resultado da crescente demanda de desejos que, pela lógica de consumo se transformam em necessidade, da população. Soma-se a isso a comercialização a forçade trabalho, enquanto mercadoria vendável, a um determinado custo e da exploração da natureza com infinitas capacidades de doação.
A grande provocação do crescimento econômico é a degradação ambiental, ocorrido desde o pós revolução industrial, quando havia um frenesi tecnológico, fomentado pelas condições econômicas e tecnológicas, sem nenhuma cautela quanto aos impactos ambientais. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de Pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de pessoal
  • Administração de Pessoal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!