Administração de pessoal, gerência de recursos humanos e gestão estratégica na administração pública

Páginas: 10 (2341 palavras) Publicado: 25 de outubro de 2012
ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL, GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS E GESTÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Martha Bahia Palmeira
Introdução
Atualmente nas organizações as pessoas, com suas competências e talentos, são muito valorizadas como elementos de diferenciação estratégica, uma vez que tecnologia e mão-de-obra barata, não mais se revelam suficientes para promover uma posição competitiva porclientes e mercados. Este texto relata a importância da Gestão Estratégica, com enfoque nas organizações públicas, considerando as mudanças provenientes dos ambientes internos e externos e que influenciam a necessidade da organização em adotar uma gestão estratégica, como condição superior para a sua sobrevivência nos ambientes de turbulência que hoje existem. A fonte metodológica utilizada nopresente trabalho foi a pesquisa documental, realizada através do levantamento de informações no material fornecido pelo curso, em livros, bem como a pesquisa virtual.

Administração Pública
As principais demandas de uma sociedade podem ser resumidas, de forma geral, a redução da pobreza, a melhoria da educação pública e o seu acesso a todos, aumentar os meios para a melhoria da economia e suarespectiva competitividade, gerando emprego e rendas, a exploração sustentável dos recursos naturais, desenvolver a cultura como essência que conforma o perfil de uma dada sociedade. Esse processo se faz com a aplicação de um planejamento estratégico que deve ter como foco, os meios pelos quais podem ser alcançados os objetivos traçados pelas políticas públicas governamentais, que os mais diversossegmentos assim o determinam.
Atualmente, a principal ferramenta usada para dar sustentabilidade ao procedimento operacional de uma instituição pública é a Gestão Estratégica, cuja responsabilidade cabe a alta administração e é compartilhada com os níveis de departamentos e gerências, buscando o envolvimento integrado de todos, para planejar, gerenciar, executar, acompanhar e corrigir os rumos,quando necessário. Mas, se por um lado, essa realidade traz à tona a importância da valorização do capital intelectual e do reconhecimento do desenvolvimento dos recursos humanos como fonte de vantagem competitiva sustentável, por outro ainda percebe-se uma prestação de serviços públicos longe de serem eficazes, e a necessidade do apelo à terceirização de uma série setores.
Até que ponto a demanda depor profissionais “talentosos” tem sido acompanhada por uma modernidade organizacional que favoreça o desenvolvimento da qualidade do serviço prestado por eles e reverte-se na aplicação de novas competências? O exemplo dessa constatação manifesta-se, na visão de (CARVALHO. 2000 P. 45):
a) Na dimensão econômica a lentidão nas respostas às questões mais prementes da globalização, tecnologia,competitividade;
b) Na área social a má qualidade no atendimento das demandas de saúde, segurança pública educação;
C) No segmento político, atraso nos exames, aprovação de medidas e instrumentos para acompanhar as alterações do ambiente em constante transformação.
d) As organizações têm agido de forma reativa, aparentemente incapazes de se antecipar e de propor alternativas para solução dosproblemas com os quais se defrontam.
É verdade, também, que nós como indivíduos, nos condicionamos mais para a estabilidade do que para mudanças necessárias às modificações que o ambiente nos impõe. Na sustentação desse procedimento, umas partes significativas das organizações públicas se transformaram em instituições pesadas, burocráticas, voltadas para a rotina e eficiência em ambientes altamenteprevisíveis, contrariando as dimensões dos cenários atuais em que a imprevisibilidade é o fator constante.
Nos últimos anos, como afirma Mussak (2003), com o advento dos modernos meios de comunicação, com o incremento de tecnologias a interação entre as pessoas passou a ser mais rápida e envolvendo mudanças, exigindo novas demandas e refletindo nas organizações, que passaram a assumir a máxima de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA DE RECURSOS HUMANOS
  • Administração estratégica de recursos humanos
  • Administração e gestao de recursos humanos
  • Gestão Estratégica com foco na Administração Pública
  • ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM FOCO NA GESTÃO ESTRATÉGICA
  • Gestão de custos na administração de recursos humanos
  • Quadro Geral da Evolução da Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública
  • Gestão de recursos humanos na administração pública: a importância da implantação do controle...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!