Administração de materiais

Páginas: 8 (1828 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Disciplina: Administração de Materiais

[pic]

Elizabeth Almeida RA 2001798923
Marcelo Anizio Zeferino Ferreira RA 4187266615
Maria Irani Duór RA 2041988348
Mauricio Antonio RA 2065119035
Osmir Américo RA 2098803081
Tiago D.MedeirosRA 2061999888

Professor EAD: Ma. Mônica F. Satolani
Nome Tutor Presencial: Eliane Zonaro

Empresa escolhida pelo grupo:

[pic]

Introdução

Este trabalho apresenta uma empresa do setor de alimentos que busca, em razão do seu crescimento, redesenhar suas operações logísticas na tentativa reduzir seus custos logísticos e, acima de tudo, fornecer aos seus clientes um serviçode melhor qualidade.

Em geral, a cadeia de suprimentos é definida como o conjunto de atividades e o fluxo de mercadorias desde a fonte de matéria-prima até o consumidor final na ponta da cadeia. Há a necessidade de se considerar nesta definição o fluxo contrário das informações e das próprias mercadorias às suas origens em certas condições especiais, tais como, produtos avariados ourejeitados. Esta ampla visão permite enxergar as sinergias existentes entre os vários elos da cadeia.

Com o movimento de globalização e conseqüente aumento da concorrência, as empresas se viram obrigadas a buscar saídas para se tornarem cada vez mais competitivas. As teorias mais recentes afirmam que uma empresa não sobrevive de maneira isolada, e que a grande força de sua competitividade está também nasua cadeia de suprimentos de maneira conjunta. Assim, atualmente a competição está ocorrendo no nível das cadeias produtivas, ou seja, entre diferentes cadeias produtivas.

Cada vez mais a busca por eficiência de uma cadeia produtiva tem como pré-requisito a alta qualidade dos serviços prestados ao cliente final. No entanto, para atingir plenamente estes objetivos, é fundamental que exista umalto nível de integração e coordenação entre os processos logísticos de empresas de uma mesma cadeia de suprimento. As empresas estão se conscientizando de que não é possível atender às exigências de serviço dos clientes e, simultaneamente, cumprir com os objetivos de custo da empresa, sem trabalhar de forma coordenada e integrada com outros participantes da cadeia de suprimento.

Ações de umaempresa afetam de forma positiva ou negativa os custos de outras empresas da cadeia de suprimento. Neste sentido, a logística representa um fator chave para a sobrevivência das empresas no mercado. Determinar o nível de serviço que será oferecido, localizar instalações, estoques e transportes são elementos primordiais para operação eficiente de qualquer sistema logístico. As decisões tomadasreferentes a estes elementos impactam a rentabilidade, o fluxo de caixa e o retorno sobre o investimento da empresa.

A Perdigão: o histórico

A origem da Perdigão data de 1934, quando duas famílias de imigrantes italianos - os Ponzoni e os Brandalise - inauguraram um pequeno armazém de secos e molhados em Vila das Perdizes, às margens do Rio do Peixe, meio oeste de Santa Catarina. O armazém foichamado de Ponzoni, Brandalize & Cia.

Este pequeno comércio foi crescendo e se diversificando. Em 1939 iniciou suas atividades industriais com um abatedouro e uma fábrica de produtos suínos. Em 1954 entrou no mercado de aves com a construção da Granja Santa Gema.

Em 1955, já preocupada com o transporte e distribuição de sua produção, a empresa cria o Expresso Perdigão. Porém, a precariedade dasestradas exigiu a utilização do transporte aéreo, fazendo com que a empresa adquirisse em 1957 dois aviões Douglas DC-3 para possibilitar a colocação dos seus produtos no mercado de São Paulo.

Em 1958 a empresa passa a se chamar Perdigão S. A. Comércio e Indústria. A escolha deste nome se deve a abundância desta ave (macho da Perdiz) na região. Com investimentos constantes em distribuição,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração de materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de Materiais
  • Administração dos materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!