Administração de materiais

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
Classificação e codificação de materiais.
O Estudo de Administração de Materiais visa estabelecer a padronização, identificação, a codificação, o cadastramento e a catalogação de todos os materiais da empresa, atuando, portanto, como uma função destinada ao apoio das demais atividades de suprimento.
A Padronização tem por finalidade eliminar variedades desnecessárias de itens em estoque,excluindo desta forma os desperdícios e as sobras "A padronização é conhecida pelos compradores como a melhor base para a eficiência das compras, pois tende a obter para todas as necessidades similares o artigo que a necessidade indica ser o melhor" "Uma especificação perfeita de cada material pode dar origem a uma boa padronização" EX: Em qualquer organização, quer seja ela industrial, comercial ouprestadora de serviço, o desperdício de papel é sempre notável .
VANTAGENS DA PADRONIZAÇÃO: Simplificação dos trabalhos de conferência, inspeção, fiscalização, contabilidade e outros. Também, ocorre uma redução no número de compras e nas compras emergenciais. Um item perfeitamente padronizado tem pouca probabilidade de se tornar obsoleto; um estoque não mais necessário a um departamento poderá sertransferido para outro.

IDENTIFICAÇÃO DE MATERIAL

A identificação é o primeiro passo e o mais importante para a classificação do material. Consiste na análise e no registro dos principais dados individualizadores que caracterizam e individualizam um item em relação ao universo de outros materiais existentes na empresa. Os elementos básicos necessários à especificação e, conseqüentemente, àindividualização de um item, compreendem basicamente as seguintes informações, sem, entretanto, a estas se limitar: -medidas
-voltagem, amperagem, etc.
-tipo de acabamento
-material empregado na fabricação
-normas técnicas
-especificação da embalagem
-forma de acondicionamento
-número e/ou nome do catálogo ou lista de peças
-cor
-nome do fabricante
-referências comerciais,compreendendo o n.º da peça, o n° ou nome do modelo
aplicação do material (identificação do equipamento ou da unidade de aplicação)


MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DO MATERIAL

1. MÉTODO DESCRITIVO: A identificação é feita pela descrição detalhada do material, onde se procura apresentar todas as particularidades ou características físicas que o individualizam, independentemente da referência do fabricante.Este método é utilizado para especificar os materiais que, para sua identificação, necessitam ou de particularizações descritivas ou não apresentam referências comerciais que, de modo geral, por si só, caracterizam e individualizam determinados tipos de material. 
Exemplo: Especificação de dois tipos de lápis para escritório. Na aplicação do método, deve-se evitar, tanto quanto possível, certatendência para o exagero de pormenores descritivos que só contribuem para tornar mais volumoso e cansativo um cataloga de material. Se a omissão de certos dados de especificação em nada prejudica a identificação de qualquer item similar a outro, poderão então ser omitidos. 
- LAPIS, ESCRITÓRIO - ref. 1205; preto, graduação 2.
- LAPIS, ESCRITÓRIO - ref. 1205; preto, graduação 3.Dentro deste raciocínio pode-se dizer que as características idênticas entre dois ou mais itens podem conforme o critério, ser omitidas na descrição, sem prejuízo de sua identificação.

2. MÉTODO REFERENCIAL: Esta forma de especificar um material atribui uma descrição ou uma nomenclatura mais simplificada a cada item, apoiada basicamente na própria referência do fabricante. Ela é usada em situaçõesem que são desnecessários maiores detalhamentos para a identificação, aquisição e controle do material, sendo suficiente a referência do fabricante para a sua caracterização e individualização.
Exemplo: Part number Description
-1614 0257 Piston... (pistao)
- 663 9776 O-ring... (anel)
Este código referenciado como part number é, na realidade, o número de estoque do fabricante, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração de materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de Materiais
  • Administração dos materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de materiais
  • Administração de Materiais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!