Administração de materiais e recursos

Páginas: 10 (2479 palavras) Publicado: 6 de maio de 2012
ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS

Qualquer que seja o sistema de produção utilizado pela empresa – por encomenda, lotes ou produção contínua -, o processo produtivo é sempre uma complicada e contínua transformação de matérias-primas, materiais e informações em produtos acabados ou serviços prestados. O interior de uma empresa é invariavelmente o cenário de uma série de ações aplicadas sobre osmateriais ou transformações que ingressam no processo produtivo para serem gradativamente transformados até resultarem em produtos finais ou em serviços prestados. Na longa jornada que atravessam dentro das empresas, os materiais passam por uma sequência de etapas por meio de uma série de máquinas e equipamentos ao longo das seções produtivas, até que finalmente chegam ao seu resultado final comoprodutos acabados ou serviços.

Na realiada, toda indústria é um fluxo contínuo de materiais que são processados ao longo de várias atividades no sistema produtivo. Essa dinâmica requer todo cuidado para manter seu ritmo, fluência e cadência de tal maneira que não hajam paralisações ou esperas. A busca de maior produtividade está na base desse cuidado. A preocupação com máquinas, equipamentos etecnologia deve antes passar pela preocupação com os materiais que passam por elas.


OS PRODUTOS E SERVIÇOS

O produto produzido ou o serviço prestado constitui o resultado final de todas as operações da empresa, ou seja, a principal saída do sistema.

Produtos

Geralmente são denominados bens ou mercadorias. O produto é algo visível e tangível, que pode ser tocado, visto, ouvido oudegustado, por ser composto de materiais físicos e visíveis. Tem cores, tamanho e ocupa um espaço, como os alimentos, eletrodomésticos, produtos de higiene, móveis em geral, máquinas, automóveis etc.
Existem dois tipos de empresas capazes de produzir um produto: as empresas primárias e as empresas secundárias. As primárias são também chamadas extrativas pelo fato de obterem o produto ou material pormeio de ação direta sobre a natureza, como na indústria de pesca, agricultura, mineração, extração de petróleo etc. São chamadas empresas primárias por que obtêm a matéria-prima diretamente da natureza, sem que tenha sido processada anteriormente. O processamento vem depois da extração. O produto oferecido pela empresa primária é quase sempre a matéria-prima inicial para as empresas secundárias, comominérios, produtos agrícolas, petróleo etc. Alguns produtos das empresas primárias são oferecidos diretamente ao mercado, como pescado, produtos agrícolas – os hortifrutigranjeiros – carnes em geral etc.
As empresas secundárias são também chamadas empresas de transformação pelo fato de partirem de uma matéria-prima adquirida de terceiros para processá-la e transformá-la em produto acabado. Sãoempresas secundárias porque obtêm a matéria-prima de outra empresa, seja primária ou secundária. O nome secundário significa que estas empresas ficam em algum lugar intermediário ao longo do processo produtivo, que vai desde a extração da matéria-prima até a oferta do produto acabado ao mercado. Geralmente, as empresas primárias ficam na ponta inicial desse processo produtivo, enquanto as empresassecundárias dependem de alguma empresa anterior para adquirir a matéria-prima com que irão trabalhar. As empresas secundárias ou de transformação são também chamadas de indústrias ou industriais, porque para produzir precisam de uma indústria, fábrica, oficina ou algo parecido, como as indústrias de eletrodomésticos, de carros e autopeças, móveis e utensílios domésticos, máquinas e implementosindustriais e agrícolas, frigoríficos etc.
Os produtos podem ser destinados ao mercado de consumo ou ao mercado industrial. Os produtos destinados ao mercado de consumo são chamados de bens de consumo porque são adquiridos pelo consumidor ou usuário final, que os utiliza e consome para satisfação de suas necessidades, como alimentos, eletrodomésticos, móveis e utensílios domésticos, remédios e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • Administração de recursos materiais e patrimoniais
  • administração de recursos materiais
  • Administração de recursos materiais
  • administração de recursos patrimoniais e materiais
  • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
  • administraçao de materiais e recursos patrimoniais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!