Administração de marketing

Páginas: 8 (1995 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING:
A EDIÇÃO DO NOVO MILÊNIO
Philip Kotler
PARTE I


ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING


Capítulo 1 — MARKETING NO SÉCULO XXI



Visão geral

Marketing é a função da empresa encarregada de definir os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de maneira competitiva e lucrativa. Umavez que os consumidores e compradores empresariais têm a sua disposição uma grande quantidade de fornecedores procurando satisfazer todas as suas necessidades, as empresas não podem sobreviver atualmente simplesmente fazendo um bom trabalho. Elas devem fazer um trabalho excelente se quiserem permanecer atuando em um mercado global cada vez mais competitivo. Estudos recentes têm demonstrado que oponto-chave para o desempenho lucrativo das empresas é conhecer e satisfazer clientes-alvo com ofertas competitivamente superiores. Esse processo acontece hoje em um ambiente global, competitivo e de inovações tecnológicas constantes.
O marketing tem sua origem no fato de que os seres humanos têm necessidades e desejos. Necessidades e desejos criam nas pessoas um estado de desconforto que éaliviado pela compra de produtos para satisfazer essas necessidades e desejos. Uma vez que muitos produtos podem satisfazer uma dada necessidade, a escolha do produto é guiada pelos conceitos de valor, custo e satisfação. Esses produtos são obtidos de diversas maneiras: produção própria, coerção, mendigação e troca. Muitas sociedades modernas trabalham com o princípio da troca, o qual significaque pessoas se especializam em produzir produtos específicos e trocam-nos por outras coisas de que necessitam. Esse princípio envolve transações e construção de relacionamentos. Um mercado é um grupo de pessoas que compartilham uma necessidade similar. O marketing abrange as atividades que representam o trabalho com mercados e a viabilização de trocas potenciais.


A administração demarketing é o esforço consciente para alcançar resultados desejados de troca com mercados-alvo. A característica básica dos profissionais de marketing reside na habilidade de influenciar o nível, a velocidade e a composição da demanda por um produto, serviço, organização, lugar, pessoa, idéia ou algum tipo de informação.


Existem cinco filosofias alternativas que podem guiar as organizaçõesnos esforços de alcançar seus objetivos de marketing. A orientação de produção sustenta que os consumidores favorecerão produtos de baixo custo que são fáceis de encontrar e, dessa maneira, a principal tarefa dos gerentes de empresas orientadas para produção é melhorar a eficiência da produção e da distribuição e reduzir preços. A orientação de produto sustenta que os consumidores favorecem produtosde qualidade e de preços adequados e, dessa maneira, pouco esforço de promoção é necessário. A orientação de vendas sustenta que os consumidores não comprarão um número suficiente de produtos da empresa, a menos que sejam estimulados por um esforço substancial de promoção e vendas.


Encabeçando visões mais atuais do papel do marketing, a orientação de marketing sustenta que a principaltarefa da empresa é determinar as necessidades, desejos e preferências de um grupo-alvo de clientes e fornecer as satisfações desejadas. Seus quatro princípios são mercado-alvo, necessidades dos clientes, marketing integrado e lucratividade. A orientação de marketing coloca o foco nas necessidades e desejos dos clientes que formam o mercado-alvo de um determinado produto. Mais do que persuadirclientes a comprar um produto que pode vir a não satisfazê-los, a ênfase é na determinação dos tipos de mercados a serem satisfeitos e na criação de um produto capaz de promover essa satisfação. Escolher mercados-alvos e identificar necessidades de clientes não é uma tarefa simples; um profissional de marketing precisa trabalhar as necessidades declaradas de um cliente. Uma vez feito isso, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração e marketing
  • Administração de Marketing
  • Administração de marketing
  • Administração em marketing
  • administracao de marketing
  • administração Marketing
  • Administração e Marketing
  • Administração em Marketing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!