Administração de estoque

Páginas: 30 (7304 palavras) Publicado: 3 de novembro de 2011
Administração de Estoque

1. Histórico

Voltando ao passado, na antiguidade, os produtos não eram produzidos onde as pessoas gostariam, eles não eram acessíveis quando elas desejavam, alimentos e outros bens de consumo não se concentravam em um lugar só, estavam amplamente dispersos e disponíveis em abundância apenas em certos períodos do ano, sendo assim, as pessoas tinham que consumir asmercadorias imediatamente nos locais onde as encontravam, ou precisavam transferi-las para um local de sua preferência e armazená-las para uso posterior, contudo, devido à ausência de um sistema de transporte bem-desenvolvido e de sistemas de armazenagem, o transporte de mercadorias era limitado ao que um indivíduo podia transportar e, conseqüentemente, a armazenagem de perecíveis era possívelapenas por um curto período de tempo, com essas limitações desses sistemas de movimentação e de armazenagem forçavam as pessoas a viverem perto das fontes de produção e a consumirem uma estreita gama de mercadorias. Quando a produção e o consumo começaram a separar-se pelo globo, geograficamente, o sistema logístico melhorou e foi se desenvolvendo, com isso algumas regiões se especializaram nasmercadorias que poderiam ser produzidas com mais eficiência, sendo que o excesso de produção poderia ser transportado de forma econômica para outras áreas produtivas ou consumidoras, enquanto que os produtos necessários que não fossem produzidos no local seriam importados. Atualmente, a gestão de estoque é um grande desafio para os gestores de materiais, isso por causa das mudanças de fatores queinfluenciam nos custos referentes, a busca contínua por soluções, visando uma redução dos custos e a eficiência dos controles, e para isso cria-se adaptações de métodos que satisfaçam as políticas atuais da empresa. Dessa forma nenhuma organização pode planejar detalhadamente todos os aspectos de suas ações atuais ou futuras, entretanto, podem e devem ter uma visão estratégica de todo o complexoprodutivo. Diante da globalização e do mercado competitivo, as empresas procuram novas alternativas competitivas, sendo a gestão de estoques a de grande importância dentro das empresas, vai ser ela que vai saber quando comprar, quanto comprar e como comprar, qual o limite do estoque mínimo de segurança para evitar

9

falta de produtos, além de tudo, evitar investimentos de capital de giro emestoques desnecessários. No passado, ainda não muito distante, apesar do critério que a classificação ABC1 propiciava para se controlar os estoques. O controle e a reposição do estoque realizavam-se manualmente, isso, de forma precária, tendo como meio de informação as Fichas de Controle de Estoques, aonde se definia algumas variáveis para aquisição do material.

1

“A curva ABC é um método declassificação de informações, para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número” (CARVALHO, 2002, p. 226). O Sistema ABC consiste em três etapas: Classe A: itens com menor valor, o grau de importância na administração de estoques é mínima; Classe B: o grau de importância e médio (entre a classe A e a classe C) e a Classe C, os itens com maior valor, ograu de importância é máximo.

10

2. Conceitos

Temos várias definições para o termo estoque, como acumulação armazenada de recursos materiais em um sistema de transformação, então se pode concluir estoque significa recursos de entradas a serem transformadas em produtos e serviços. Com o termo estoque, definimos outro que controla isso, que é o controle de estoque, ou um termo maisavançado que é a gestão de estoque, como explica Viana abaixo:
Gestão é um conjunto de atividades que visa, por meio das respectivas políticas de estoque, ao pleno atendimento das necessidades da empresa, com a máxima eficiência e ao menor custo, através do maior giro possível para o capital investido em matérias. (VIANA, 2002, p.117)

O sistema de gestão de estoque é definido por etapas ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de estoques
  • Administração de Estoques
  • Administração de estoque
  • Administração de Estoques
  • Administração de estoque
  • Administração de estoques
  • administração de estoques
  • Administração de Estoque

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!