Administração de enfermagem hospitalar e nao hospitalar

Páginas: 31 (7506 palavras) Publicado: 13 de maio de 2013
ADMINISTRAÇÃO DE ENFERMAGEM HOSPITALAR E NÃO HOSPITALAR


1- Identificar as responsabilidades do proporcional enfermeiro quanto a qualidade do atendimento no serviço de enfermagem.

2- Discutir qualidade nas organizações de saúde

3- Apresentar propostas quanto ao uso de indicadores de qualidade no serviço de enfermagem

4- O que é qualidade na visão do paciente? o que é qualidade navisão do enfermeiro?

5- Sugerir propostas para integrar as visões do paciente e do enfermeiro.


















DISCUTIR
QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE

A qualidade dos serviços de saúde vem sendo discutida em organizações comprometidas em desenvolver programas e ações capazes de atender as necessidades e as experiências dos usuários.
A busca da qualidade não erecente, uma vez que, no século XIX, Florence Nightingale implantou rígidos padrões sanitários, durante a guerra da crimeia, reduzindo a taxa de mortalidade e estabelecendo, assim, o primeiro modelo de melhoria continua da qualidade em saúde.O conceito de qualidade vem se transformando e incorporando novos parâmetros, a busca pela qualidade passa a ser uma atividade constante nas diferentes formasde produzir bens e serviços.
A qualidade é um conjunto de propriedades de determinado serviço que o tornam adequado à missão de uma organização concebida como respostas às necessidades e legitimas expectativas de seus usuários.Enquanto que na abordagem especifica, no setor saúde, a qualidade é conceituada como um conjunto de atributos que inclui um nível de excelência profissional, o usoeficiente de recursos, um mínimo de risco e um alto grau de satisfação por parte dos usuários, considerando-se, essencialmente, os valores sociais existentes.
As técnicas de enfermagem começam a se organizar no final do século XIX, mais precisamente em 1860, na Inglaterra vitoriana, através de Florence. As técnicas possibilitaram a instrumentalização do cuidado de enfermagem, surgiu a preocupação com aqualidade do atendimento, o meio ambiente do paciente, a necessidade de luz, ar fresco, silêncio e principalmente higiene. Segundo Florence "a doença encontra-se fora do corpo do doente, cabe à enfermeira retirar os obstáculos para que a natureza possa agir".
No Brasil, a institucionalização da Enfermagem iniciou-se em 1890, . Em 1926 cria-se a Escola de Enfermeiras Dona Ana Neri, com objetivo deforma profissional qualificados para o atendimento. No presente, são muitas as escolas de Enfermagem existentes no Brasil, tanto de nível médio como superior. Gradativamente a profissão foi tomando espaço na sociedade e hoje os enfermeiros são essenciais em qualquer Instituição de Saúde. As funções tradicionais da enfermeira se foram, progressivamente, diferenciando, para dar lugar a muitasespecialidades, atualmente, estamos numa sociedade caracterizada pelos avanços tecnológicos que atingiram, também, a enfermagem. O papel da enfermagem, este intimamente relacionado com a prevenção da doença e promoção da saúde, dentro da qualidade no atendimento.
A qualidade do atendimento esta relacionada com o valor ou benefício derivado dos cuidados, e define-a como "o grau de sucesso obtido noalcance destas metas" e, consequentemente, pressupõe "uma avaliação dos cuidados". O que pretendemos quando dizemos que estamos a avaliar os cuidados? Em linguagem simples isso significa habitualmente medir até que ponto o resultado real dos cuidados prescritos obteve os resultados "pretendidos" para o paciente.
A qualidade dos cuidados deve ser encarada essencialmente em quatro dimensões: condutado prestador de cuidados que se refere às funções de curar e cuidar; acesso aos cuidados e conveniência que tem a ver com a facilidade de encontrar serviços de acordo com as necessidades e com as capacidades financeiras, disponibilidade de recursos materiais e humanos, continuidade de cuidados em formas de promoção da saúde, prevenção da doença e reabilitação nas múltiplas dimensões da vida; Cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Enfermagem e do Serviço hospitalar
  • o papel do profissional de enfermagem na administração hospitalar
  • Administração hospitalar
  • ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS: DESAFIOS DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE HOSPITALAR
  • administracao hospitalar
  • Administração hospitalar
  • Administração Hospitalar
  • A administração hospitalar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!