Administração de empresas

Páginas: 16 (3810 palavras) Publicado: 17 de abril de 2013
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO SUPERIOR DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO


FERNANDA AFONSO CURCIO











PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 6º SEMESTRE

















Cachoeiro de Itapemirim
2012


FERNANDA AFONSO CURCIO













PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL – 6º SEMESTRE









Trabalho apresentado para avaliação das disciplinas deGestão de Pessoas,Operações e Logística,Administração da produção
Estratégia de Marketing do Curso Superior de Bacharelado em Administração da UNOPAR VIRTUAL, ministradas pelos professores :Elisete Zampronio,Gisleine Fregoneze,M.S.Luiz Antônio Gabriel e henry Nonaka.













Cachoeiro de Itapemirim
2012
INTRODUÇÃO




.Introduzida no Brasil pelas grandes redes de supermercados, a idéia de marcas próprias foi adotada em todo o mercado. A idéia consiste em produzir produtos com a própria marca do distribuidor ou varejista do produto.
O Brasil, apesar de ainda não ter alcançado o maior nível de participação e desenvolvimento das marcas próprias, relativamente aos principais mercados do mundo, está entreos dez países onde o consumidor reconhece as marcas próprias dos supermercados como sendo uma boa alternativa às outras marcas.
É no panorama das marcas próprias descrito acima que este trabalho é realizado. Em um mercado varejista que apresenta crescimento substancial das marcas próprias cujos consumidores pertencem a diversas classes sociais e buscam não apenas preço baixo, masprodutos de qualidade.
Sendo assim, o objetivo deste trabalho é entender as estratégias de marketing adotadas pelo varejista no desenvolvimento de produtos marca própria em relação à estratégia de marca, segmentação de mercado, diferenciação, posicionamento e mix de marketing.






























Desenvolvimento


VAREJO

Parente define o varejista como “qualquerinstituição cuja atividade principal consiste no varejo, isto é na venda de produtos e serviços para o consumidor final”.

Para Kotler os varejistas podem se posicionar segundo quatro níveis de serviços para ofertar os produtos: o auto-serviço, a seleção, o serviço limitado e o serviço completo, sendo que o envolvimento do vendedor no processo de compra cresce do auto-serviço até o serviçocompleto.

Não obstante, Kotler classifica os principais formatos de varejo em: loja de especialidade, loja de departamento, supermercado, loja de conveniência, loja de descontos, varejista off-price, superloja, showroom de vendas por catálogo e varejo sem loja.

No nível seguinte, o mercado-alvo é identificado concomitantemente com a definição da vantagem competitiva que leva ao posicionamentocompetitivo. A implantação da estratégia, a próxima etapa, consiste no estabelecimento de um mix de marketing, isto é, em decisões quanto aos quatro Ps – Produto, Preço, Praça e Promoção. Por fim, os métodos de controle são essenciais para garantir o sucesso da implantação da estratégia.

A escolha da estratégia competitiva está baseada em duas questões essências: a atratividade das indústrias em termos derentabilidade e os determinantes da posição competitiva em relação à concorrência. (

A atratividade da indústria é determinada pela favorabilidade de cinco forças (entrante potencial, os fornecedores, os compradores, os substitutos e os concorrentes da indústria) estruturais que determinam à rentabilidade de uma empresa na medida em que influenciam os preços, os custos e os investimentosnecessários de uma empresa em uma indústria especifica.

A vantagem competitiva é proveniente de uma estratégia de posicionamento bem definida e pode ser criada de duas maneiras: através da liderança de custos ou de uma diferenciação.

Segundo Porter), existem três estratégias que uma empresa pode possuir: liderança total em custos, diferenciação ou enfoque. As duas primeiras originam-se da estrutura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de Empresas
  • Administração de empresas
  • Administração de empresas
  • administração de empresas
  • Administração de empresas
  • Administração de empresas
  • Administraçao em empresa
  • ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!